VW Tera revela design dianteiro antes de aparecer por completo no Carnaval
SUV de entrada da marca será revelado no dia 2 de março e irá brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian

Faltam apenas dois dias para o Volkswagen Tera ser apresentado oficialmente. No dia 2 de março, a marca alemã aproveitará o desfile de Carnaval no Rio de Janeiro, na Sapucaí, para revelar o seu novo SUV de entrada. E isto não impediu a divulgação de mais um teaser, que acabou revelando o design final do carro.
A nova imagem da dianteira deixa um pouco mais claro como a Volkswagen criou uma nova identidade para o Tera, apesar de ter elementos em comum com o Nivus. A grande dianteira é bem fina e com uma linha cromada na parte superior, indo em direção aos faróis. A iluminação diurna será feita por duas linhas em led acima do conjunto principal.

Mais abaixo está o para-choque, com uma entrada de ar trapezoidal bem larga e duas passagens de ar nas extremidades, lembrando o Nivus. Assim como o SUV cupê, não contará com faróis de neblina.
Pela primeira vez, podemos ver parte da traseira. O mais curioso é o formato da lanterna, que lembra muito o estilo usado pelo Peugeot 208. Traz algumas linhas em led na parte interna e termina em um elemento que aparenta percorrer toda a tampa do porta-malas, interligando as duas lanternas. Porém, não deverá ser iluminada, contando com linhas horizontais na cor prata.
Esta mesma imagem mostra a lateral e aparenta compartilhar as portas com o Polo, o que reduziria o custo e otimizaria a produção em Taubaté (SP), já que a linha é responsável pela montagem do hatchback.
Agora falta conhecer o interior. A lógica nos diz que não fugirá do desenho usado pelos demais carros com a plataforma MQB-A0, por compartilhar boas partes das peças com Nivus, Polo, Virtus e T-Cross.

Considerando seu posicionamento, a Volkswagen deve lançar o Tera com uma boa lista de equipamentos, como com central multimídia de 10,1” e painel de instrumentos digital de 8” de série, oferecendo o cluster de 10,25” nas versões mais caras. Espere também por quatro airbags em todas as configurações.
Sob o capô estará o motor 1.0 turbo de três cilindros, na configuração 170 TSI, a mesma do Polo. Ou seja, entregará até 116 cv e 16,8 kgfm, trabalhando com o câmbio automático de seis marchas. Existe a possibilidade de que tenha uma versão com o 1.0 MPI aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm, que neste caso utilizará uma transmissão manual de cinco marchas.
Para conseguir enfrentar o Fiat Pulse e o Renault Kardian, seus principais rivais, o Volkswagen Tera precisará custar algo entre R$ 100.000 e R$ 140.000. Saberemos todos os detalhes no dia 2 de março.