Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

VW sela acordo com sindicatos para não fechar fábricas

Acordo salvou as fábricas na Europa, mas levará a um corte de 35.000 empregos até 2030 e Golf será fabricado apenas no México

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 dez 2024, 09h04 - Publicado em 24 dez 2024, 15h00
Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg
Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Não foi nada fácil, mas o Grupo Volkswagen e o sindicato IG Metall chegaram, enfim, a um acordo que evitará o fechamento de fábricas na Europa.

Foram cinco rodadas de negociações, com mais de 70 horas ao todo, desde setembro, com duas greves (que envolveram 100.000 trabalhadores) no mesmo período em protesto contra cortes salariais e ameaças de encerramento de fábricas.

Os dois lados acabaram chegando a um entendimento que não acabará com fábricas, mas cortará mais de 35.000 postos de trabalho nas fábricas alemãs até 2030. Mas garantiram que ninguém vai ser despedido por razões operacionais (mas sim por aposentadoria, por exemplo) e que o acordo salarial será garantido.

Em troca, os sindicatos concordaram com a eliminação de vários bônus, com a redução do número de estagiários efetivados e na redução da capacidade instalada em cinco fábricas. A redução efetiva na capacidade produtiva da VW ficará ao redor das 730.000 unidades.

New Golf starts rolling off assembly line at Wolfsburg plant.
Golf terá produção em Wolfsburg encerrada (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Para garantir a produção nas três fábricas alemãs que poderiam ser fechadas, modelos serão realocados. A unidade de Zwickau continuará com o Audi Q4 e-tron, mas a produção dos VW ID.3 e ID.4 e do Cupra Born será transferida para as fábricas de Wolfsburg e Emden, o que reduzirá bastante sua capacidade produtiva.

Compartilhe essa matéria via:

Para isso acontecer, a fábrica de Wolfsburg, a principal fábrica da Volkswagen na Alemanha e também a sua sede, perderá a produção do Golf, que será transferido para o México. Mas o novo Golf elétrico, que está sendo desenvolvido com a Rivian, será produzido por lá a partir de 2028.

A fábrica de Dresden também perderá a produção do ID.3 e ainda tem destino incerto. A diferença é que agora o Grupo VW está procurando soluções alternativas para evitar que a fábrica feche.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.