VW Saveiro 2025 fica até R$ 2.200 mais cara, mas ganha multimídia do Nivus
Linha 2025 substituiu a central com tela de 6,5” por uma nova multimídia com 9” e conexão sem fio com smartphones, a mesma que equipa o Nivus Sense
A Volkswagen Saveiro na linha 2025 ficou mais cara, mas permanece com o título de picape mais barata do Brasil. A versão Robust com cabine simples ainda não ultrapassou a casa dos R$ 100.000, mas por bem pouco. A opção subiu de R$ 98.670 para R$ 99.990 – um aumento de R$ 1.320. Porém foi essa versão com cabine dupla que teve o maior incremento de preço – alta de R$ 2.200.
No caso da versão de entrada, a linha 2025 só trouxe o reajuste de preço, mas as versões acima ganharam também um incremento em conteúdo. A central multimídia Composition Touch, com tela de 6,5 polegadas, foi substituída pela nova Composition Touch II com tela de 9 polegadas.
E por mais que ainda tenha um sistema operacional mais simples que a VW Play já traz conexão sem fio com Apple Car Play e Android Auto – inclusive equipa a versão de entrada do VW Nivus, a Sense.
A multimídia é oferecida como opcional na versão intermediária Trendline e ela custa R$ 3.500. A versão também aumentou de preço na linha 2025 e passou de R$ 102.490 para R$ 103.990, encarecendo R$ 1.500. A conectividade só é de série na versão topo de linha Extreme, que ficou exatos R$ 2.100 mais cara, custando agora R$ 117.790.
Desde a versão básica, a Saveiro oferece ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, direção hidráulica, entrada USB no console central, protetor de caçamba, rodas de aço de 15″, sensor de estacionamento traseiro, travas elétricas e vidros elétricos.
A Extreme acrescenta rodas de liga-leve de 15″ diamantadas, santo-antônio, capota marítima, faróis de neblina, bancos em couro, câmera de ré, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, indicador de pressão dos pneus, bloqueio eletrônico do diferencial e retrovisores com regulagem elétrica.
PLATAFORMA ANTIGA
A plataforma continua a mesma do último Gol (de 2008), aposentado no fim de 2022. E, graças a ela, a Saveiro permanece com duas portas e com o motor 1.6 aspirado (o EA211, que chegou ano passado para atender a fase L7 do Proconve) combinado unicamente com câmbio manual.
O desempenho, como havia de ser, ficou igual. Em nossa pista, a aceleração de 0 a 100 km/h foi realizada em 12,7 segundos, tecnicamente empatado com os 12,4 segundos do modelo anterior. E um pouco superior ao teste da Fiat Strada Volcano 1.3 firefly (107 cv e 13,6 kgfm), com 13,1 segundos.
O reverso veio nas medições de consumo, em que o três-cilindros da Strada manual se mostrou mais econômico, com as médias de 12,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada; contra 12 km/l e 15,6 km/l, da Saveiro, respectivamente.