Se no Brasil Nivus e T-Cross estão passando por constantes mudanças, tanto na parte mecânica como na lista de equipamentos, na Argentina, os SUVs vão receber uma nova versão de entrada com motorização bem conhecida por nós.
Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Trata-se do 170 TSI, o motor três-cilindros 1.0 Turbo com câmbio manual de cinco marchas, mesma configuração que equipou o Up! TSI antes de sair de linha. A informação veio do diretor comercial da Volkswagen Argentina, Martín Massimino, em entrevista ao Motor1.
Segundo Massimino, na nova versão Trendline do Nivus, o motor vai gerar 101 cv (apenas quatro cavalos a menos que no Up!) e 17,33 kgfm, mesmos números do Up! TSI que era exportado para lá (eram 105 cv e 16,8 kgfm no Brasil). A intenção é colocá-lo no mercado ainda em 2021.
Já o T-Cross Trendline deve chegar no início do ano que vem. Ele substituirá a atual versão de entrada da gama, que é equipada com motor 1.6 aspirado e produzida na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
As novas versões já estão sendo fabricadas em São Bernardo do Campo, em São Paulo, como confirmou o site Mobiauto. Inclusive, versões com motor 170 TSI já foram flagradas sendo testadas em terras tupiniquins.
Atualmente, o Volkswagen Nivus tem duas versões à venda no Brasil, Comfortline e Highline, ambas com motor 200 TSI (128 cv e 20,4 kgfm) e câmbio automático de seis marchas. Uma variante de entrada menos potente e com caixa manual ajudaria a deixar o Nivus com preço próximo aos R$ 100.000.
Um Nivus Trendline também seria uma tentativa de resposta ao Fiat Pulse. Tanto o SUV da VW quanto da Fiat teriam versões básicas com motor 1.0 turbo na mesma faixa de preço, porém o diferencial da transmissão manual seria um atrativo a mais para o Nivus. O porém é que o câmbio manual saiu de linha no T-Cross por vender muito pouco, mesmo custando menos de R$ 100.000.