A Volkswagen começa a importar para o Brasil as novas versões de Jetta e Touareg. Enquanto ainda não começa a ser fabricado em escala no Brasil (algumas unidades pré-série do sedã já foram produzidas na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo), o Jetta continua sendo importado do México. De lá ele começa a vir com um novo design, incluindo faróis com leds, lanternas com novo formato, grade frontal redesenhada e novos para-choques.
Fora o visual, a principal novidade do Jetta é o lançamento da versão de entrada Trendline (acima), completando a gama formada pelas opções Comfortline e Highline. As duas configurações mais acessíveis são equipadas com o veterano motor 2.0 de até 120 cv com etanol, associado ao câmbio automático Tiptronic de seis velocidades. Já o Jetta Highline é movido pelo motor 2.0 TSI de 211 cv e transmissão DSG de dupla embreagem com seis marchas. Todas as versões oferecem de série controle de tração (ASR) e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sendo que a Highline agrega o controle de estabilidade (ESC). Estranhamente, a marca divulgou o preço oficial apenas da versão Trendline: R$ 75 mil.
QUATRO RODAS teve a oportunidade de dirigir apenas a versão Highline do sedã, partindo de São Bernardo do Campo até o interior paulista – a VW não disponibilizou o Jetta Trendline no test-drive. As mudanças cosméticas não influenciaram em nada na condução do modelo, que agrada pelo temperamento esportivo do motor 2.0 TSI. As trocas de marcha são realizadas muito rapidamente, a ponto de o câmbio DSG ser mais eficiente até do que o motorista realizando as trocas sequenciais.
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Mais equipamentos no Touareg
Já as mudanças do Touareg se concentraram no conteúdo. O utilitário esportivo ganhou os sistemas Multicollision Brake, que freia o veículo logo após um acidente para evitar novas colisões, e Pro Active, que prepara o veículo para um possível impacto pré-tensionando os cintos de segurança dianteiros e fechando os vidros e o teto solar. O piloto automático adaptativo (ACC) também foi melhorado com a função stop-and-go, controlando assim as frenagens e acelerações do veículo seguindo a programação feita pelo condutor.
O Touareg V6 vem de fábrica com um motor 3.6 FSI de 280 cv a 6.200 rpm e torque máximo de 37 mkgf a 2.900 rpm, acoplado a uma transmissão automática de oito marchas. De acordo com números divulgados pela VW, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, atingindo a velocidade máxima de 228 km/h. Sua lista de equipamentos de série inclui faróis bi-xenônio, tração integral, volante multifuncional, rodas de liga leve de 19 polegadas, central multimídia com GPS, ar-condicionado digital bizona e controle de estabilidade (ESC).
Já o Touareg V8 passa a ser vendido apenas na versão R-Line, identificada por itens como para-choques exclusivos, rodas de liga leve aro 20, spoiler traseiro com friso cromado e ponteiras cromadas. O motor 4.2 FSI V8 entrega 360 cv, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chegar a velocidade final de 245 km/h. Frente ao V6, ele traz suspensão a ar e ar-condicionado digital com quatro zonas de temperatura. Ambas as versões oferecem como opcionais piloto automático adaptativo (ACC), assistente de mudança de faixa, sistema de som Dynaudio com Area View (quatro câmeras para visualização dos arredores do carro) e teto solar panorâmico.
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