Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

VW Golf pode permanecer na mesma geração até 2035, diz executivo

Os planos da VW é manter o hatch a combustão vivo até o limite, mas segurança cibernética pode atrapalhar os planos

Por João Vitor Ferreira
31 jul 2024, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Golf GTI Clubsport
    Golf GTI Clubsport MK8 (Divulgação/Volkswagen)

    Os dias do Volkswagen Golf como conhecemos estaria com contados, já que sua nona geração será elétrica, certo? Aparentemente, o fim do hatch médio com motores a combustão pode estar bem mais longe do que imaginávamos.

    Em entrevista à Top Gear neerlandesa, Kai Grünitz, responsável pelo desenvolvimento técnico da Volkswagen, revelou que a oitava geração do VW Golf pode permanecer em produção até 2035, quando a União Europeia irá proibir a produção de novos carros que emitem gases poluentes, permitindo apenas aqueles movidos a combustíveis sintéticos ou elétricos.

    Volkswagen-Golf_R-2025-1024-03
    VW Golf R MK8 (Divulgação/Volkswagen)

    Isso significa que, se realmente durar mais 11 anos, o Golf de oitava geração será aposentado depois de 16 anos no mercado. Duraria tanto quando a quarta geração do modelo no Brasil.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Apesar de ser uma vida útil impressionante, ele não seriá o Golf mais longevo. O título fica com a primeira geração do Golf que, tecnicamente, esteve à venda de 1974 a 2009. Acontece que quando a segunda geração foi lançada, em 1983, a VW lançou o Citi Golf baseado na primeira geração e que permaneceu em produção até 2009 na África do Sul. Somando tudo, são 35 anos de produção.

    VW Citi Golf
    Primeira geração ficou viva por 35 anos através do Citi Golf (Divulgação/Volkswagen)

    Com o anúncio de Grünitz, abre espaço para diversas especulações sobre o Golf. Isso porque o hatch acabou de ganhar um facelift, que muitos acreditaram ser a famosa atualização de meio de vida. Mas com mais 11 anos de mercado, é possível que ele receba mudanças mais profundas nos próximos anos.

    Continua após a publicidade
    Volkswagen-Golf_R-2025-1024-0e
    (Divulgação/Volkswagen)

    Apesar da esperança de novidades, existe um entrave que pode fazer o MK8 se despedir um pouco antes. Na Europa, uma nova lei de segurança cibernética está fazendo com que modelos mais antigos adaptem seus softwares e outros sistemas.

    Porém, o desenvolvimento de novos softwares é algo bem caro. Isso levou a Porsche, uma das marcas do Grupo VW, a simplesmente descontinuar o Macan e o 718 Boxer/Cayman no Velho Continente. Não sabemos se o Golf também passará por esses problemas, mas é uma possibilidade apontada por Grünitz.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.