Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW Golf GTI Clubsport evolui pouco e fica na sombra do Honda Civic Type R

Apesar de ser o Golf de tração dianteira mais rápido já feito, o Cubsport tem a mesma potência, torque e tempo de 0 a 100 km/h da geração passada

Por João Vitor Ferreira
1 jun 2024, 12h00
Golf GTI Clubsport
Golf GTI Clubsport MK8 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Sempre quando há uma nova geração — ou meia geração, como é o caso da atual MK 8,5 — do Volkswagen Golf, cria-se uma expectativa enorme para a apresentação de suas versões mais esportivas. Agora, depois de muita espera, finalmente o hot hatch é apresentado em sua versão mais extrema: a GTI Clubsport.

Por se tratar do Golf mais potente da linha, a Volkswagen fez questão de fazer uma apresentação a altura. O GTI Clubsport fará sua estreia mundial correndo nas 24 horas de Nürburgring, na Alemanha, no dia 1 de junho.

Sob o capô, o novo Clubsport tem o motor EA888 evo4 2.0 turbo de 300 cv e 40,8 kgfm. Pode parecer empolgante, mas na verdade são exatamente os mesmos números da geração anterior, logo, o tempo de 0 a 100 km/h permanece na casa dos 5,6 s. O motor está acoplado exclusivamente a um câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas, sem deixar nenhuma esperança para quem ainda sonhava com um câmbio manual.

Golf GTI Clubsport
(Divulgação/Volkswagen)

Além de não ter evoluído, o Golf também fica atrás de um dos seus principais rivais, o Honda Civic Type R. Também equipado com tração dianteira, o esportivo japonês entrega 329 cv em sua versão europeia e pode ir de 0 a 100 km/h em 5,4 s.

Continua após a publicidade

O Civic também é mais rápido, podendo chegar aos 275 km/h de velocidade máxima. Já o Golf só é capaz de chegar aos 267 km/h, mas isso só se ele tiver com o pacote opcional Race, caso contrário, ele para nos 250 km/h. Apesar da desvantagem, esse é o Golf de tração dianteira mais rápido já feito.

Golf GTI Clubsport
(Divulgação/Volkswagen)

O Clubsport que correrá nas 24 horas de Nürburgring, por outro lado, é uma versão especial para e estaria mais apto a concorrer com o rival, afinal, sua potência chega aos 348 cv. Batizado de Clubsport 24h, esse carro correrá com o número 50 para homenagear o 50º aniversário do Golf.

De fábrica, o Clubsport traz ainda controle do diferencial dianteiro eletrônico e sistema de freios mais robustos, se comparados ao do GTI. A VW também revisou o acerto de direção do carro e manteve o modo de condução Special, desenvolvido conforme as exigências do traçado de Nürburgring.

Golf GTI Clubsport
(Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Com o pacote Race as coisas ficam um pouco melhores para o GTI Clubsport. Isso porque, além de liberar mais velocidade, o hatch ganha escapamento Akrapovic e amortecedores adaptativos DCC e rodas de liga-leve de 19’’, 20% mais leves que as Warmenau de 19’’ que vêm como padrão.

Por fora, o visual estiloso do Clubsport se difere do GTI normal, principalmente, pelo grande aerofólio traseiro. Na dianteira, a diferença fica por conta do para-choque com ‘presas’ maiores que adornam as extremidades e um novo logo iluminado, que acompanha a barra de LED que marca a ponta do capô. Com o pacote Race, o Golf recebe ainda adesivos especiais na base das portas.

Golf GTI Clubsport
(Divulgação/Volkswagen)

Na cabine, a VW utilizou tons de preto com detalhes em vermelho para reforçar a esportividade do Golf GTI Clubsport. Como está sendo comum nos carros da montadora, o volante ganhou botões físicos, que substituem os antigos sensíveis ao toque, e os controles do painel são retroiluminados. Outra novidade é a tela de 12,9’’ para a central multimídia, que roda o mais novo sistema operacional da Volkswagen, que tem assistente de voz com tecnologia ChatGPT, pelo menos nas unidades europeias.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.