VW Golf GTI Clubsport evolui pouco e fica na sombra do Honda Civic Type R
Apesar de ser o Golf de tração dianteira mais rápido já feito, o Cubsport tem a mesma potência, torque e tempo de 0 a 100 km/h da geração passada
Sempre quando há uma nova geração — ou meia geração, como é o caso da atual MK 8,5 — do Volkswagen Golf, cria-se uma expectativa enorme para a apresentação de suas versões mais esportivas. Agora, depois de muita espera, finalmente o hot hatch é apresentado em sua versão mais extrema: a GTI Clubsport.
Por se tratar do Golf mais potente da linha, a Volkswagen fez questão de fazer uma apresentação a altura. O GTI Clubsport fará sua estreia mundial correndo nas 24 horas de Nürburgring, na Alemanha, no dia 1 de junho.
Sob o capô, o novo Clubsport tem o motor EA888 evo4 2.0 turbo de 300 cv e 40,8 kgfm. Pode parecer empolgante, mas na verdade são exatamente os mesmos números da geração anterior, logo, o tempo de 0 a 100 km/h permanece na casa dos 5,6 s. O motor está acoplado exclusivamente a um câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas, sem deixar nenhuma esperança para quem ainda sonhava com um câmbio manual.
Além de não ter evoluído, o Golf também fica atrás de um dos seus principais rivais, o Honda Civic Type R. Também equipado com tração dianteira, o esportivo japonês entrega 329 cv em sua versão europeia e pode ir de 0 a 100 km/h em 5,4 s.
O Civic também é mais rápido, podendo chegar aos 275 km/h de velocidade máxima. Já o Golf só é capaz de chegar aos 267 km/h, mas isso só se ele tiver com o pacote opcional Race, caso contrário, ele para nos 250 km/h. Apesar da desvantagem, esse é o Golf de tração dianteira mais rápido já feito.
O Clubsport que correrá nas 24 horas de Nürburgring, por outro lado, é uma versão especial para e estaria mais apto a concorrer com o rival, afinal, sua potência chega aos 348 cv. Batizado de Clubsport 24h, esse carro correrá com o número 50 para homenagear o 50º aniversário do Golf.
De fábrica, o Clubsport traz ainda controle do diferencial dianteiro eletrônico e sistema de freios mais robustos, se comparados ao do GTI. A VW também revisou o acerto de direção do carro e manteve o modo de condução Special, desenvolvido conforme as exigências do traçado de Nürburgring.
Com o pacote Race as coisas ficam um pouco melhores para o GTI Clubsport. Isso porque, além de liberar mais velocidade, o hatch ganha escapamento Akrapovic e amortecedores adaptativos DCC e rodas de liga-leve de 19’’, 20% mais leves que as Warmenau de 19’’ que vêm como padrão.
Por fora, o visual estiloso do Clubsport se difere do GTI normal, principalmente, pelo grande aerofólio traseiro. Na dianteira, a diferença fica por conta do para-choque com ‘presas’ maiores que adornam as extremidades e um novo logo iluminado, que acompanha a barra de LED que marca a ponta do capô. Com o pacote Race, o Golf recebe ainda adesivos especiais na base das portas.
Na cabine, a VW utilizou tons de preto com detalhes em vermelho para reforçar a esportividade do Golf GTI Clubsport. Como está sendo comum nos carros da montadora, o volante ganhou botões físicos, que substituem os antigos sensíveis ao toque, e os controles do painel são retroiluminados. Outra novidade é a tela de 12,9’’ para a central multimídia, que roda o mais novo sistema operacional da Volkswagen, que tem assistente de voz com tecnologia ChatGPT, pelo menos nas unidades europeias.