O Volkswagen T-Cross, que chega às concessionárias no final deste mês, é apenas o primeiro de três modelos que a fabricante terá para concorrer com SUVs compactos no Brasil.
Essa aposta tardia, porém audaciosa, exigirá que a Volks terá que faça mudanças em algumas de suas fábricas brasileiras.
A peça chave dessa nova fase da Volks é a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que hoje opera perto de seu limite com a produção de Saveiro, Polo e Virtus.
Mesmo assim a unidade terá 15 dias de férias coletivas para seus 4,5 mil funcionários a partir do dia 25 próximo, conforme publicado originalmente pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmado por QUATRO RODAS junto ao sindicato dos metalúrgicos local.
O motivo? A unidade passará a produzir um quarto modelo a partir de 2020.
Esse carro é o chamado CUV A0, uma espécie de Polo aventureiro. Esqueça algo como o antigo CrossPolo europeu, pois será algo além disso.
Estará para o Polo assim como o Honda Fit está para o WR-V: carros com boa parte da carroceria diferente que, no fundo, são o mesmo carro.
O modelo terá algumas mudanças na lataria, principalmente na traseira. O objetivo é ir além de colocar enfeites no Polo para conquistar o público jovem, algo que o CrossFox fez muito bem até seis anos atrás, antes de sair da moda.
Deve ser posicionado numa faixa entre R$ 60 mil e R$ 75 mil.
Produzir este novo carro tem um preço para a fábrica de São Bernardo, que terá que abrir mão de algumas das versões do Polo que produz hoje.
Essas novas versões, que contemplam até mesmo a primeira atualização do Polo, serão transferidas para a fábrica de Taubaté (SP). Até mesmo o Polo GTS, que tem lançamento previsto para o segundo semestre, poderá ser fabricado por lá.
A fábrica da Volks em Taubaté será a casa do terceiro carro planejado.
Internamente conhecido como VWA0SUV e candidato a receber o nome definitivo T-Track, será um SUV de verdade posicionado abaixo do T-Cross. Tem início de produção esperado para o fim de 2020.
Enquanto o T-Cross brasileiro mantém o longo entre-eixos do sedã Virtus, de 2,65 m, este novo SUV compacto terá o entre-eixos do Polo, de 2,56 m.
Na prática, terá dimensões muito próximas ao Volkswagen T-Cross europeu, porém um pouco mais simples, como o Seat Arona. Sua faixa de preços deve ser intermediária entre o CUV e o T-Cross, R$ 70 mil a R$ 90 mil.
Com este novo SUV a Volkswagen poderá competir de igual para igual em preços com as versões de entrada e intermediárias de Ford EcoSport, Nissan Kicks, Jeep Renegade, Citroën C4 Cactus e a nova geração do Chevrolet Tracker, por exemplo.
Por isso, seu motor mais potente será o 1.0 TSI de 128 cv, com possibilidade de ser oferecido, também, com o 1.6 16V MSI de 117 cv. Ambos teriam opção de câmbio automático de seis marchas.
Para o CUV, os mesmos conjuntos motrizes são cotados.
Após a publicação, a Volkswagen deu os seguintes posicionamentos: