Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VW e-Up! é anunciado como primeiro elétrico da marca na América Latina

O hatch, que é vendido na Europa desde 2013, chega ao mercado latino com desafio da infraestrutura para elétricos e como parte do reposicionamento da VW

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 14 jul 2021, 11h19 - Publicado em 13 jul 2021, 21h26
VW e-UP elétrico laranja com placa do Uruguai ao fundo
O modelo elétrico foi apresentado pelo presidente e CEO da empresa para a América Latina junto ao presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. (Divulgação/Volkswagen)

Chega à América Latina o primeiro modelo elétrico da Volkswagen. A fabricante anunciou que o VW e-Up! elétrico será o seu primeiro carro movido exclusivamente a bateria na região. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

A primeira experiência do modelo será no Uruguai, local escolhido pela empresa para receber as primeiras unidades do elétrico. De acordo com a VW, o país foi escolhido por oferecer a melhor infraestrutura de mobilidade elétrica.

VW e-Up! elétrico vermelho com posto de carregamento
As primeiras unidades do modelo já chegaram ao Uruguai e serão entregues a empresas para ações de marketing (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

O anúncio foi feito diretamente de Montevidéu com a presença de executivos da fabricante, incluindo Pablo Di Si, presidente e CEO da VW na América Latina, e o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou. 

As primeiras unidades já chegaram ao país sul-americano e foram entregues à empresa de energia Direccion Nacional del Energia (DNE). Os próximos veículos serão entregues à Julio César Lestido S.A., que fará ações de marketing com o modelo.  

VW e-Up! amarelo visto de frente
De acordo com a VW, o Uurguai foi escolhido por contar com a melhor infraestrutura de mobilidade elétrica (Divulgação/Volkswagen)

O presidente e CEO da empresa para a América Latina, Pablo Di Si, afirmou que o modelo está inserido em um plano estratégico da VW para zerar a emissão de carbono até 2050. “O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos”, destacou. 

Continua após a publicidade
VW e-Up! é anunciado como primeiro elétrico da marca na América Latina
O modelo a combustão saiu de linha em abril de 2021 e a empresa encerrou a produção na fábrica de Taubaté (SP) (Divulgação/Volkswagen)

A América Latina não ficou de fora do plano da Volkswagen e, pelo menos por aqui, a transição deve ocorrer acerca dos biocombustíveis.

“O nosso plano prevê o já lançado Golf GTE (2020), os também híbridos Tiguan GTE e Touareg PHEV (2021), o SUV cupê elétrico ID Crozz (2022) e a van elétrica ID Buzz (2023), sucessora da nossa velha Kombi.” 

Além disso, a marca já divulgou a instalação de um centro de pesquisa no Brasil para a criação de soluções tecnológicas em mobilidade. 

Continua após a publicidade
VW e-Up! amarelo visto de trás
O e-Up! chega à América Latina como o primeiro modelo elétrico da empresa para esse mercado (Divulgação/Volkswagen)

A notícia chega após a Volkswagen retirar o modelo Up! do site brasileiro em abril e confirmar que o hatch compacto não seria mais produzido na fábrica em Taubaté (SP). 

O modelo elétrico, que é produzido na Eslováquia, recebeu uma atualização em 2020. Sua última versão conta com um motor elétrico que fornece 83 cv e 21,6 kgfm, o que possibilita que o hatch vá de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos. 

Dois VW e-Up!, um azul e outro amarelo carregando vistos de frente
A novidade pode encontrar dificuldade por aqui por conta da falta de infraestrutura de carregamento e baixa qualidade das vias (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

O novo conjunto de baterias de íon de lítio permite que o carro alcance os 130 km/h como velocidade máxima e elevou a autonomia de 160 quilômetros para 260 quilômetros. 

Dito isso, ainda há dois pontos que podem fazer com que o e-Up! não se torne o pioneiro do VW na América Latina: a infraestrutura para mobilidade elétrica e a posição das baterias dentro do modelo. 

Motor do VW e-Up!
O Up! elétrico conta com duas baterias de íon de lítio capazes de uma autonomia de 260 quilômetros (Divulgação/Volkswagen)

A falta de postos de carregamento pode atrapalhar a venda da novidade no território latino. Fora isso, por contar com uma plataforma MEB – base dos veículos elétricos da VW – as baterias ficam alojadas no assoalho do modelo, o que pode causar problemas por conta da baixa qualidade das vias sul-americanas. Isso torna o conjunto vulnerável, com a possibilidade de desgastes e até danos.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.