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VW é notificada por demora em atender recall de Golf, Jetta e Tiguan

Procon-SP questiona por que marca só iniciará reparo nos veículos em outubro, e que tipo de suporte dará aos proprietários dos carros até lá

Por Redação
Atualizado em 30 jul 2019, 11h10 - Publicado em 30 jul 2019, 09h03
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  • Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI
    Tiguan Allspace faz parte do chamado (Divulgação/Volkswagen)

    O Procon-SP, órgão de defesa do consumidor do estado de São Paulo, divulgou nesta semana ter enviado uma notificação à Volkswagen. A medida está relacionada a um recall envolvendo 7.095 unidades de Golf, Jetta e Tiguan Allspace.

    Segundo a fundação, a fabricante errou ao dar um prazo muito longo para efetuar os reparos da falha que gerou o chamado, sem oferecer alternativas ao consumidor até lá.

    Isto porque, de acordo com a convocação, as molas da suspensão traseira, foco do potencial problema, ainda estão sendo produzidas e só ficarão prontas para substituição em outubro.

    VW é notificada por demora em atender recall de Golf, Jetta e Tiguan
    Golf está entre os convocados em recall da VW (João Mantovani/Quatro Rodas)
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    Para o Procon, a empresa deveria informar: “os motivos para o lapso temporal de quase 90 dias para início dos reparos; quais medidas preventivas está tomando para sua solução”.

    Além disso, o órgão questiona se a fabricante oferecerá carro reserva aos clientes que decidirem deixar de utilizar um dos veículos por causa dos riscos.

    VW Jetta
    Jetta que faz parte do chamado já é o de nova geração (Divulgação/Volkswagen)
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    O recall se dá por possibilidade de as molas traseiras terem sido fabricadas com matéria-prima que não atende às especificações padronizadas do produto.

    Em casos extremos, há risco de quebra do componente, com chances de acidentes que gerem danos físicos e/ou materiais a motorista, passageiro e terceiros.

    Fazem parte do chamado unidades dos seguintes anos-modelos, e com os respectivos códigos alfanuméricos (não sequenciais) de chassis (últimos oito dígitos):

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    Após a publicação, a Volkswagen enviou o seguinte posicionamento:

    “A Volkswagen reitera o compromisso integral com a segurança, com a satisfação de seus clientes e com a legislação brasileira.

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    A empresa esclarece que está 100% aderente à nova legislação de recall em vigor desde primeiro de julho de 2019, portaria esta que veio para formalizar uma prática já recorrente, a de informação ao consumidor de recall a ser realizado no futuro.

    Apesar da Volkswagen ainda não ter recebido oficialmente a notificação do PROCON-SP, a empresa solicitou, pró-ativamente, uma audiência junto ao órgão para esclarecer as dúvidas a respeito do recall de 7.095 unidade dos modelos Golf, Tiguan e Jetta, quanto à possível quebra das molas da suspensão traseira.

    Sobre o atendimento dos veículos envolvidos neste recall, a Volkswagen informa que trabalha fortemente para antecipar o prazo de início da substituição das peças dos veículos afetados.”

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