Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW Delivery, Constellation e Meteor 2023 ganham potência e painel digital

Todos os caminhões passam a ter mecânica Euro 6 com consumo 5% menor e custo de operação 10% mais barato, mas preço aumenta em mais de 20%

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 set 2022, 11h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Às vésperas da entrada em vigor do Conama P8, a legislação de emissões para veículos pesados equivalente ao Euro 6, a Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou mecânicas atualizadas para todos os seus modelos. Mas vai além: agora os caminhões VW são equipados, de série, com controles de tração e estabilidade e ainda poderão receber quadro de instrumentos digital.

    Começando pelos motores, diversas versões das famílias Delivery, Constellation e Meteor não estão só mais potentes como também tiveram sua capacidade de carga técnica aumentada.]

    Volkswagen Caminhões EURO 6 P8 Meteor Constellation Delivery 2023
    Constellation 26.320 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Por exemplo, o Constellation 17.280 agora atende por 18.320, ou seja, tem 40 cv a mais e suporta 500 kg extras. Os motores oferecidos para a família Constellation também tiveram o torque aumentado em 15%. Por sinal, os Constellation ainda receberam novo grafismo com seu nome na base do para-brisas e faróis com leds diurnos. 

    O que é uma constante em toda a linha de caminhões e chassis é uma melhora no consumo ao redor dos 5%, enquanto o custo total de operação (TCO) é reduzido em 10%

    O preço de cada caminhão Euro 6, porém, aumenta em pelo menos 15% e em alguns casos pode superar os 20%, na comparação com os antigos.

    Continua após a publicidade

    Onde estão as mudanças?

    Volkswagen Caminhões EURO 6 P8 Meteor Constellation Delivery 2023
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    No Volkswagen Delivery, desde janeiro o motor FPT 3.0 é usado em versões de 160 cv e 170 cv (no caso da ver são de 6 toneladas) e tem diferenciais como duplo comando de válvulas e materiais de menor atrito. Isso, além da combinação dos sistemas EGR e SCR.

    A novidade são os novos faróis de leds e, nas versões de 9 a 13 toneladas, o motor Cummins ISF 4L passou de 160 para 180 cv com sistema SCR. As otimizações incluem disponibilidade de torque em uma faixa mais ampla e o freio motor mais eficiente. O elétrico E-Delivery ainda ganhou capacidade de carga, com um ganho que chega a 700 kg.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    No caso dos Volkswagen Constellation, os motores 5L (210 cv) e 7L (260 a 320 cv) ainda trazem alterações quanto ao controle de temperatura, fluxo de ar na admissão, uso de turbocompressor de corpo simples em vez de corpo duplo e consequente redução de peso na ordem de 40 kg. O sistema de controle de gases é o SCR.

    O Constellation ainda ganha opção de câmbio automático de 8 marchas ZF, que já era usada nos ônibus, ou o automatizado de 12 marchas que já estava disponível para o Meteor, e é indicado para aplicações rodoviárias.

    Volkswagen Caminhões EURO 6 P8 Meteor Constellation Delivery 2023
    Meteor 29.530 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O pesado também tem novo conjunto de suspensão dianteira parabólica e o mesmo banco do motorista, com cinto de segurança integrado e suspensão pneumática, usado no Meteor. O sistema de direção hidráulica também foi emprestado pelo irmão maior. A cabine, por sua vez, passa a ter quatro pontos de amortecimento, o dobro do que tinha antes.

    Por sinal, o motor D26 13 litros disponível para o Constellation e para o Meteor avança a faixa de potência de 460 a 510 cv para 480 a 530 cv, e combinam os sistemas SCR e EGR. O torque chega a 265,1 kgfm.

    Além dos carros de passeio

    Todas as famílias de caminhões Volkswagen passam a ter controle de estabilidade de última geração (ainda não usada na Europa), controle de tração adaptativo, assistente de partida em rampa e freios ABS com EBD de série. No caso dos VW Tractor, o freio é EBS.

    Continua após a publicidade

    A Volkswagen também apresentou quadro de instrumentos digital inédito que será disponibilizado apenas para caminhões montados a partir de meados de 2023.

    Volkswagen Caminhões EURO 6 P8 Meteor Constellation Delivery 2023
    Quadro de instrumentos digital será opcional a partir de meados de 2023 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A tela de TFT tem mais de 80 funções e é altamente customizável em termos de exibição de informações, gameficação da eficiência de condução e até permite espelhar funções da central multimídia, igualmente nova. A fabricante também sinaliza que as novas telas preparam o terreno para futuros assistentes autônomos.

    Falando em autônomos, a Volkswagen também aproveitou a ocasião para anunciar o início dos testes do seu primeiro caminhão autônomo para uso na agricultura. Ele vem sendo testado em parceria com a Raízen na colheita de cana-de-açúcar no interior de São Paulo e roda por rotas pré-definidas acompanhando uma colheitadeira. 

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.