Às vésperas da entrada em vigor do Conama P8, a legislação de emissões para veículos pesados equivalente ao Euro 6, a Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou mecânicas atualizadas para todos os seus modelos. Mas vai além: agora os caminhões VW são equipados, de série, com controles de tração e estabilidade e ainda poderão receber quadro de instrumentos digital.
Começando pelos motores, diversas versões das famílias Delivery, Constellation e Meteor não estão só mais potentes como também tiveram sua capacidade de carga técnica aumentada.]
Por exemplo, o Constellation 17.280 agora atende por 18.320, ou seja, tem 40 cv a mais e suporta 500 kg extras. Os motores oferecidos para a família Constellation também tiveram o torque aumentado em 15%. Por sinal, os Constellation ainda receberam novo grafismo com seu nome na base do para-brisas e faróis com leds diurnos.
O que é uma constante em toda a linha de caminhões e chassis é uma melhora no consumo ao redor dos 5%, enquanto o custo total de operação (TCO) é reduzido em 10%
O preço de cada caminhão Euro 6, porém, aumenta em pelo menos 15% e em alguns casos pode superar os 20%, na comparação com os antigos.
Onde estão as mudanças?
No Volkswagen Delivery, desde janeiro o motor FPT 3.0 é usado em versões de 160 cv e 170 cv (no caso da ver são de 6 toneladas) e tem diferenciais como duplo comando de válvulas e materiais de menor atrito. Isso, além da combinação dos sistemas EGR e SCR.
A novidade são os novos faróis de leds e, nas versões de 9 a 13 toneladas, o motor Cummins ISF 4L passou de 160 para 180 cv com sistema SCR. As otimizações incluem disponibilidade de torque em uma faixa mais ampla e o freio motor mais eficiente. O elétrico E-Delivery ainda ganhou capacidade de carga, com um ganho que chega a 700 kg.
No caso dos Volkswagen Constellation, os motores 5L (210 cv) e 7L (260 a 320 cv) ainda trazem alterações quanto ao controle de temperatura, fluxo de ar na admissão, uso de turbocompressor de corpo simples em vez de corpo duplo e consequente redução de peso na ordem de 40 kg. O sistema de controle de gases é o SCR.
O Constellation ainda ganha opção de câmbio automático de 8 marchas ZF, que já era usada nos ônibus, ou o automatizado de 12 marchas que já estava disponível para o Meteor, e é indicado para aplicações rodoviárias.
O pesado também tem novo conjunto de suspensão dianteira parabólica e o mesmo banco do motorista, com cinto de segurança integrado e suspensão pneumática, usado no Meteor. O sistema de direção hidráulica também foi emprestado pelo irmão maior. A cabine, por sua vez, passa a ter quatro pontos de amortecimento, o dobro do que tinha antes.
Por sinal, o motor D26 13 litros disponível para o Constellation e para o Meteor avança a faixa de potência de 460 a 510 cv para 480 a 530 cv, e combinam os sistemas SCR e EGR. O torque chega a 265,1 kgfm.
Além dos carros de passeio
Todas as famílias de caminhões Volkswagen passam a ter controle de estabilidade de última geração (ainda não usada na Europa), controle de tração adaptativo, assistente de partida em rampa e freios ABS com EBD de série. No caso dos VW Tractor, o freio é EBS.
A Volkswagen também apresentou quadro de instrumentos digital inédito que será disponibilizado apenas para caminhões montados a partir de meados de 2023.
A tela de TFT tem mais de 80 funções e é altamente customizável em termos de exibição de informações, gameficação da eficiência de condução e até permite espelhar funções da central multimídia, igualmente nova. A fabricante também sinaliza que as novas telas preparam o terreno para futuros assistentes autônomos.
Falando em autônomos, a Volkswagen também aproveitou a ocasião para anunciar o início dos testes do seu primeiro caminhão autônomo para uso na agricultura. Ele vem sendo testado em parceria com a Raízen na colheita de cana-de-açúcar no interior de São Paulo e roda por rotas pré-definidas acompanhando uma colheitadeira.