Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW cria Virtus conversível para Lula repetir foto de 1959 com JK e Fusca

Este é o terceiro carro conversível criado para Lula e Alckmin circularem pela fábrica da Anchieta, em tradição criada na inauguração da fábrica em 1959

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 fev 2024, 13h35 - Publicado em 2 fev 2024, 17h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Volkswagen aproveitou a cerimônia do anúncio de ampliação seu atual ciclo de investimentos no Brasil, na tarde desta sexta-feira, para continuar uma tradição que começou em 1959: transformou um carro em conversível para o Presidente da República circular pela fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). 

    Desta vez, transformaram um Volkswagen Virtus Exclusive em conversível. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, circularam pela fábrica no carro, com o CEO da VW do Brasil, Ciro Possobom, ao volante

    Volkswagen Virtus Conversível criado para cerimônia na fábrica da Anchieta
    (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

    Fotos semelhantes são feitas na fábrica da Anchieta desde sua inauguração, em 1959. Na ocasião, o então presidente, Juscelino Kubitschek e o governador Carvalho Pinto desfilaram pela fábrica em um Fusca conversível com o presidente da Volkswagen no Brasil, Wilhelm Shultz-Wenk, ao volante e o presidente do grupo Volkswagen, Henrich Nordhoff, no carona.

    Compartilhe essa matéria via:
    Juscelino Kubitschek acenando num Fusca conversível, conduzido por Henrich Nordhoff, presidente do grupo Volkswagen, no banco de passageiros, e Wilhelm Shultz-Wenk, presidente da Volkswagen no Brasil, ao volante
    Juscelino Kubitschek acenando num Fusca conversível, conduzido por Henrich Nordhoff, presidente do grupo Volkswagen, no banco de passageiros, e Wilhelm Shultz-Wenk, presidente da Volkswagen no Brasil, ao volante (Volkswagen/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Em agosto de 1993, Itamar Franco reinaugurou a linha de montagem do Fusca na mesma fábrica. Na cerimônia, Itamar usou um Fusca conversível, feito especialmente para a ocasião.

    Fusca transformado em conversível para o relançamento do Fusca, em 1993
    Fusca transformado em conversível para o relançamento do Fusca, em 1993 (Memorial da República Presidente Itamar Franco/Divulgação)

    Dez anos depois, em 2003, o presidente Lula e o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, visitaram a Volkswagen do Brasil no ABC paulista e participaram de uma cerimônia que marcou os 50 anos da fábrica no país. Lula visitou a linha de produção do Polo e, durante a visita, ambos reeditaram a mesma foto histórica.

    Continua após a publicidade
    Lula e Alckmin na cerimônia de 50 anos da fábrica da Anchieta, em 2003
    Lula e Alckmin na cerimônia de 50 anos da fábrica da Anchieta, em 2003 (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

    Os dois se encontraram em situação semelhante em 2005, na cerimônia de comemoração de 15 milhões de veículos produzidos pela fábrica. Desta vez, o carro era um VW Fox conversível, que foi dirigido pelo então presidente da VW do Brasil, Hans Christian.

    Volkswagen Fox conversível criado em 2005 para a comemoração dos 15 milhões de carros fabricados pela VW no Brasil
    Volkswagen Fox conversível criado em 2005 para a comemoração dos 15 milhões de carros fabricados pela VW no Brasil (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

    Como é o Virtus Cabrio?

    Volkswagen Virtus Cabrio 2025
    (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Quanto ao VW Virtus Cabrio, não se trata de um dos 18 carros que a fabricante lançará no Brasil até 2028. É uma customização especial feita especialmente para o evento. O processo durou seis semanas e envolveu uma equipe de 30 pessoas.

    Volkswagen Virtus Cabrio 2025
    (Divulgação/Volkswagen)

    Além da remoção do teto e das colunas B e C, há reforços estruturais e uma barra para que as pessoas se segurem. Além disso, o assoalho foi alongado para aumentar o espaço, obrigando a VW a fazer um banco traseiro exclusivo.

    O carro foi autografado e integrará o acervo histórico da fabricante, assim como alguns dos conversíveis criados para ocasiões semelhantes.

    Volkswagen Virtus Cabrio 2025
    (Divulgação/Volkswagen)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.