VW Budd-e: conceito tecnológico ressuscita a Kombi
Movida a eletricidade, van reconhece gestos e tem integração com smartphone
A Kombi está de volta. Ou quase isso. A Volkswagen apresentou na CES (Consumer Eletronics Show, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo), realizada em Las Vegas, a Budd-e. Além de ser um trocadilho com a palavra “buddy” (‘parceiro’, em inglês), o nome faz referência à motorização elétrica da van.
Com 4,60 metros de comprimento, 1,94 metro de largura e 1,84 metro de altura, a Budd-e tem um motor elétrico para cada eixo. O propulsor dianteiro entrega 100 kW – o equivalente a 136 cv – e torque máximo de 20,4 mkgf, enquanto o traseiro rende 125 kW (170 cv) e torque de 29,6 mkgf, resultando em uma potência combinada de aproximadamente 306 cv. Números divulgados pela VW indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e autonomia média de 530 quilômetros, sendo que 80% das baterias são recarregadas em apenas 30 minutos.
Como toda van que se preza, o interior da Buddy-e é bastante espaçoso. Embora leve apenas cinco passageiros (contra nove da velha Kombi), a cabine tem bancos dianteiros giratórios e telas gigantescas substituindo o painel de instrumentos e a central de entretenimento a bordo. Por meio delas é possível visualizar e obter informações sobre pontos de interesse, acessar aplicativos e serviços online.
O veículo, aliás, tem integração total com smartphones ou smartwatches, podendo alertar o usuário caso ele tenha esquecido algum objeto no interior do veículo ou até abrindo a porta de sua casa remotamente se uma visita chegar. Durante a CES, a VW prometeu oferecer a tecnologia de reconhecimento de gestos em larga escala e a um custo acessível em breve.
Há também um sistema de navegação 3D e controle de funções por gestos – que também funcionam do lado de fora do veículo para abrir as portas corrediças e a tampa do porta-malas. A abertura destas portas também poderá ser feita por meio de reconhecimento das pegadas de usuários cadastrados, permitindo que as pessoas acessem o interior do veículo mesmo com as mãos ocupadas.
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