Volkswagen Touareg vai sair de linha em 2026 depois de 24 anos
SUV mais caro da marca alemã foi desenvolvido junto com o Audi Q7 e o Porsche Cayenne e não é mais comercializado no Brasil desde 2019

O Volkswagen Touareg representava o auge da linha de SUVs da marca, mas seu fim parece estar próximo. O modelo, que já não é mais comercializado no Brasil desde 2019, deve sair de linha em 2026, como revela o site Autocar. O motivo apontado pela reportagem é que a VW pretende focar em modelos mais acessíveis.
Em uma parceria entre Grupo Volkswagen e Porsche, o veículo lançado em 2002. O projeto nasceu para colocar a Porsche em um outro segmento ao mesmo tempo em que a VW ganharia um modelo mais caro e próximo das marcas de luxo – o sedã Phaeton tinha a mesma filosofia

A notícia não foi confirmada ainda pela Volkswagen, mas uma fonte interna da montadora declarou à Autocar que a produção do Touareg deve ser encerrada até o final de 2026. O SUV é produzido junto com o Q7 em Bratislava (Eslováquia)
Se analisar em questão de mercado, na Alemanha, o Touareg de entrada é vendido a partir de 73 mil euros (equivalente a R$ 463.492,84), enquanto um Audi Q7 de entrada pode ser encontrado a partir de 80 mil euros (equivalente a R$ 507.937,36). Apesar do Audi ser 7 mil euros mais caro, os acabamentos do modelo são melhores que os apresentados no Volkswagen.

Outro modelo que está entrando na mesma zona de risco é o ID.5. O modelo foi pensado inicialmente para o mercado chines, mas não teve o sucesso esperado, e na Europa ele foi ofuscado pelo seu “irmão” ID.4. A previsão de descontinuidade do modelo estaria prevista para 2027.
A história do Touareg no Brasil

O SUV foi construído a partir de uma joint venture entre Audi e Volkswagen, que geraram tanto o Touareg, quanto o Audi Q7, além do Porsche Cayenne. A primeira geração foi lançada em 2002, que vem de fábrica com um sistema de tração nas quatro rodas 4Motion, com um bloqueio automático do diferencial central, em todas as versões.
A primeira geração chegou no Brasil em 2004, e foi oferecida com motor V8 4.2 a gasolina com 310 cv, com câmbio automático Tiptronic de seis marchas e tração integral 4Motion permanente controlada eletronicamente.

Em 2010, a Volkswagen lançou a segunda geração, que só chegou no Brasil em 2011, com motor V6 3.6 24V, que produzia até 280 cv, com câmbio automático de seis marchas e tração integral, a versão com o V8 4.2 passou a entregar 360 cv.
A comercialização no Brasil foi encerrada em 2019, devido ao fraco resultado nas vendas, emplacando somente 6 carros durante todo ano de 2018.