Fazem alguns anos que o Volkswagen Touareg saiu de linha no Brasil, mas ele segue fazendo sucesso no Hemisfério Norte. Tanto é que o SUV da Volks acaba de receber uma reestilização significativa, aproximando seu visual até de modelos elétricos da família ID e contribuindo para trazer frescor à geração lançada em 2018.
Algumas novidades já são visíveis na dianteira, onde o padrão da grade foi alterado e, principalmente, há a tira de leds que vai de ponta a ponta do capô. O formato dos faróis não mudou tanto, mas agora eles trazem tecnologia HD Matrix que estreou no novo Porsche Cayenne e, aqui, incluem mais de 38.000 leds com capacidade de contornar obstáculos e até projetar a largura exata do carro em vias apertadas.
Na traseira, nada chama atenção quanto as lanternas, que agora formam uma vistosa régua luminosa de um lado ao outro do carro. Além do novo formato, as peças trazem um detalhe inédito: pela primeira vez um carro da marca na Europa tem o VW iluminado, à moda do que já acontece na China.
No interior do veículo, o Touareg não foge muito do estilo da Volks, mas também não deixa de evoluir. Entre os destaques, há o Innovision Cockpit, nome dado ao conjunto de quadro de instrumentos digital de 12” e central multimídia de 15”, com Android Auto e Apple Carplay sem fio.
Há portas USB capazes de carregar notebooks, maior uso de revestimento macio pela cabine, head-up display e sistema Dynaudio de 730 W. Também há sistema de estacionamento automático e outro que auxilia o motorista em viagens noturnas.
O Touareg já havia abandonado o motor V8 a diesel há alguns anos. Dessa forma, há cinco opções de propulsão e todas contam com um V6 3.0 que pode ser a gasolina ou diesel e acompanhado ou não de um motor elétrico. Esse último é o caso do Touareg R eHybrid, topo de linha, que é movido a gasolina e energia elétrica e totaliza 462 cv. As versões a diesel têm 231 cv ou 285 cv e a versão a gasolina sem eletrificação atinge 340 cv, enquanto o Touareg híbrido mais “tímido” rende 381 cv.
Os números de torque não foram divulgados ainda e, independente do motor, todas as versões vêm com tração integral e transmissão automática de 8 velocidades. Incrementos mecânicos ainda incluem esterçamento das rodas traseiras, mudanças na suspensão e até um sistema que ajusta amortecedores conforme a adição de carga no teto do utilitário.
O SUV chefe da marca chegará nas versões Basic, Elegance, R-Line e R, com preços variando de 69.200 a 93.870 euros — quase R$ 370.000 e R$ 500.000, respetivamente, na conversão atual. O carro já está disponível para encomenda na Europa na sua versão R e, como nos modelos anteriores, não deve vir para o Brasil.