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Volkswagen também pode vender a Lamborghini para desenvolver elétricos

Esforços no desenvolvimento de elétricos e sistemas autônomos estão fechando o cerco nos superesportivos caros de produzir

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 set 2020, 21h26 - Publicado em 30 set 2020, 21h04
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    A transição da Volkswagen para um futuro de carros elétricos pode não resultar apenas na venda da Bugatti, mas também na venda da Lamborghini.

    Isso é o que aponta a Reuters. Fontes da agência de notícias disseram que o Grupo Volkswagen está estudando como algumas de suas marcas de nicho – e aí não entram apenas Bugatti e Lamborghini, como também a Ducati, fabricante de motocicletas – poderiam ser reestruturadas ou mesmo vendidas, caso o planejamento futuro se mostre realmente dependente dos carros elétricos.

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    Desde 2016 a Volkswagen tem relatórios que sugerem a venda de algumas marcas. Mas em 2019 a Bloomberg já apontava sobre a possibilidade da Lamborghini ser vendida para se tornar independente.

     

    Há um conflito de interesses. Enquanto as normas de emissões ficam mais rígidas na Europa, condenando (ou encarecendo) motores maiores, o Grupo Volkswagen busca meios de que dobrar seu valor no mercado de ações.

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    Lamborghini Urus
    Urus foi concebido para mercados como Oriente Médio, Rússia e China, mas faz sucesso até no Brasil (Lamborghini/Divulgação)

    Mesmo sendo a maior fabricante de automóveis do mundo, a Volkswagen vale menos que a Tesla e a Toyota.

    O que acontece é que o lucro das marcas de volume da Volkswagen (inclusas Audi, Skoda e Seat) financiam a pesquisa e o desenvolvimento dos novos Bugatti e Lamborghini. Mas raramente o desenvolvimento de um motor de 16 cilindros com quatro turbos ou V12 aspirados ainda mais potentes beneficiam os projetos de novos VW Golf ou Audi A4.

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    Isso piora neste momento, quando as fabricantes europeias estão focadas em eletrificar até mesmo seus carros de volume. Principalmente sabendo que isso e a direção autônoma tendem a ser o futuro. E o desenvolvimento de tudo isso também é caríssimo.

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