O Volkswagen T-Cross será mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, mas a marca decidiu atiçar a curiosidade com um desenho oficial do modelo.
Com vendas previstas para o início de 2019, o primeiro SUV compacto da Volks deverá encarar Chevrolet Tracker, Ford EcoSport, Jeep Renegade e Nissan Kicks na faixa de R$ 70.000 a R$ 90.000.
Esse será o segundo utilitário desde que o fabricante confirmou os planos de lançar cinco SUVs no Brasil até 2020 – e também de brigar pela liderança no nosso mercado.
A plataforma MQB A0 será a mesma já utilizada por Polo e Virtus, que também emprestarão o 1.6 16V de 117 cv. Nas versões mais caras, o motor será 1.4 TSI de 150 cv.
Nos flagras, dá para notar que o VW 216 LA (como é chamado internamente) terá dimensões parecidas às do primo Seat Arona, construído sobre a mesma base MBQ A0.
No caso do modelo espanhol, o entre-eixos de 2,56 m é exatamente igual ao do nosso Polo. Porém, o SUV é 3 cm mais largo (1,78 m) e 8 cm mais comprido (4,13 cm).
Vale lembrar que o utilitário compacto da Seat também é mais alto e tem porta-malas maior que o hatch da Volkswagen: são 1,55 m e 400 litros, contra 1,46 m e 300 l.
Por enquanto, a marca divulgou apenas o comprimento do futuro T-Cross, que terá duas medidas diferentes: serão 4,10 m para a Europa e 4,19 m para o mercado brasileiro.
Isso significa que, se mantiver as proporções do Arona, a novidade será menor que o Nissan Kicks em quase todas as dimensões – exceto na largura, de 1,76 m no SUV da japonesa.
Para quem se decepcionou com o tamanho, o jeito será esperar pelo Tarek, utilitário que será feito na Argentina e virá importado ao Brasil para encarar o Jeep Compass.
Completarão o pacote de SUVs – além do atual Tiguan – o grandalhão Atlas Cross Sport e o T-Track, um aventureiro nos moldes de Chevrolet Onix Activ e Ford Ka Freestyle.