Um dos carros mais populares do Brasil nos últimos anos acaba de receber sua primeira atualização visual na Europa. O Volkswagen T-Cross 2024 tem visual atualizado com direito a nova assinatura de leds, barra iluminada na traseira, novo painel e até motor 1.5 TSI.
Como não se trata de uma nova geração, o SUV compacto da Volkswagen tem mudanças, basicamente, em peças plásticas como o para-choque com barras de leds verticais no lugar dos faróis de neblina, as barras de leds horizontais atravessando a grade e os novos faróis de LED com tecnologia IQ.Light Matrix. A base do para-choque passou a ter linhas mais simples e limpas.
A primeira versão revelada pela fabricante é a R-Line, com alguma pretensão esportiva graças a acabamentos de aço escovado e rodas maiores e diamantadas, além de mais peças pintadas na cor da carroceria do que nas demais versões.
O perfil do veículo segue quase inalterado, recebendo apenas novas rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas. Vale lembrar que o T-Cross europeu continua com 2,56 m de entre-eixos (mesma medida do Polo) enquanto o T-Cross brasileiro tem 2,65 m, como o sedã Virtus.
Na traseira, o VW T-Cross 2024 ganhou lanternas maiores e com elementos internos mais rebuscados. As luzes formam “X’ (como no Duster e no Renegade), que são interligados pela barra preta que agora é iluminada. O para-choque também mudou e tem algo como uma grade interligando os refletores.
Na cabine é onde podemos enxergar as mudanças mais significativas. O painel que antes era todo horizontal agora tem a tela da central multimídia destacada e ela pode ter 8 ou 9,2 polegadas, além de estar estreando um novo software. O quadro de instrumentos digital pode ter 8 ou 10 polegadas e, a exemplo do carro brasileiro, os novos controles do ar-condicionado automático têm comandos sensíveis ao toque.
Mas talvez o vai agradar mais a quem conhece o T-Cross é a qualidade das superfícies do painel, que abandona os plásticos duros tão criticados pelos consumidores por materiais macios, que, de acordo com a própria Volkswagen, são de “qualidade significativamente superior”.
A oferta de motores também é um pouco diferente da oferecida no Brasil. Se por aqui o motor 1.0 TSI está disponível em versão de 128 cv, na Europa tem uma opção de 95 cv e outra de 115 cv, oferecidas com câmbio manual ou automático de seis marchas.
Em vez do motor 1.4 TSI de 150 cv, passa a ter sua evolução, um 1.5 TSI também de 150 cv que está sempre combinado ao câmbio DSG de sete marchas. Apesar de ter sido completamente reformulado, o T-Cross continua sem qualquer tipo ou nível de eletrificação em sua mecânica.
O lançamento do novo VW T-Cross está previsto para o primeiro trimestre de 2024 na Europa. Sua atualização no Brasil é esperada para o segundo semestre, mas é possível que continue com visual um pouco distinto do carro europeu.