Volkswagen Polo GTS sai de linha para dar espaço ao Nivus GTS
Versão esportiva do VW Polo era a única com o motor 1.4 turbo de 150 cv, mesmo motor que será usado no Nivus GTS

A Volkswagen encerrou a produção do Polo GTS em São Bernardo do Campo (SP). Apesar de a fabricante ter dito em janeiro que a produção e as vendas estavam normais, os concessionários já diziam que não era possível fazer encomendas da versão esportiva.
Em nota enviada ao site Mobiauto, a Volkswagen confirmou que o Polo GTS saiu de linha:
“A Volkswagen do Brasil confirma o encerramento da produção do Polo GTS, decisão estratégica que visa otimizar sua gama de produtos. Em 2025, a marca segue comprometida com a oferta de opções esportivas no mercado brasileiro, com o lançamento já confirmado dos novos Nivus GTS, Jetta GLI e Golf GTI. Trata-se do resgate da esportividade, com a ampliação do portfólio com alternativas para diferentes clientes e faixas de preço”.
Em breve nas lojas, o Nivus GTS será o substituto natural do Polo GTS, o que seria um dos motivos para a retirada do hot hatch da linha de montagem. A versão esportiva do Polo era vendida por R$ 155.000, pouco menos do que custa o Nivus Highline, comercializado por R$ 160.790. O Nivus GTS deve chegar às lojas por algo entre R$ 165.000 e R$ 170.000, o que seria muito próximo do hatch.
Outro problema é que a versão GTS vendia muito pouco, fazendo com que seja difícil justificar a sua continuidade na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A própria empresa fala de “otimizar a gama de produtos”, o que normalmente é um eufemismo usado nessas situações em que uma versão sai de linha.
Inspirado no Polo GTI vendido na Europa, o Polo GTS adotava um estilo próximo do seu primo europeu, com os mesmos faróis full-led com a tecnologia IQ.Light Matrix. Trazia detalhes em vermelho, como uma linha na grande dianteira, as bordas das saídas de ar internas e a costura do couro nos bancos, volante e coifa da alavanca de transmissão.

Era a única versão do hatch a utilizar o motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm. Isto era umas diferenças em comparação ao Polo GTI, que tem um 2.0 turbo, o mesmo do Golf GTI, porém com 200 cv. Este mesmo 1.4 TSI estará sob o capô do Nivus GTS.
Mesmo que o Polo GTS esteja fora do mercado, a Volkswagen seguirá no segmento dos hatchbacks esportivos. A fabricante promete lançar o Golf GTI ainda em 2025, porém mirando no Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla, e equipado com o motor 2.0 turbo de 265 cv. Deverá custar algo em torno de R$ 400.000, o que o aproximará muito de seus rivais.