Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Volkswagen poderá transformar velhos Fusca e Kombi em elétricos

Marca registrou na Europa nomenclaturas como 'e-Samba' e 'e-Beetle', que poderão ser usadas em clássicos eletrificados

Por Igor Macário
Atualizado em 3 ago 2020, 11h56 - Publicado em 16 jul 2020, 20h12
Volkswagen poderá transformar velhos Fusca e Kombi em elétricos
Alemão eKäfer foi feito em parceria entre VW e uma empresa de Stuttgart (Volkswagen/Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen europeia têm prestado uma pouco usual atenção a alguns nomes de modelos antigos. Isso porque a fabricante registrou, por lá, a propriedade intelectual de emblemas como “e-Samba” e “e-Beetle”, com um prefixo “e” mesmo, antes do conhecido nome.

Em outras palavras, seriam versões elétricas de Kombi e Fusca, respectivamente.

Embora o mero registro dos nomes não dê certeza de que novas versões venham por aí, são algum indicativo do que a marca pode estar tramando para o futuro.

The e-Beetle and a red Beetle with boxer engine
Modelo mantém visual conhecido, com mudanças apenas sob a ‘casca’ (Volkswagen/Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Entre as possibilidades, um e-Samba poderia aparecer como uma variante “vintage” do I.D Buzz. Samba era o nome dado a Kombi em alguns mercados, como o americano. A possibilidade de se tratar de um carro inteiramente novo existe, mas parece mais remota num cenário de médio prazo para a marca.

Também é pouco provavel que o e-Beetle represente um retorno do Fusca, vendido como Beetle em outros mercados, numa versão totalmente elétrica. O que leva a crer numa outra vertente para os nomes registrados.

The e-Beetle
Motor elétrico e compacto, alojado sob o novo ‘porta-malas’ (Volkswagen/Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

eKäfer

Em 2019, a própria Volkswagen mostrou um kit de conversão de Fuscas antigos para motor elétrico. Tendência entre alguns nichos de modelos antigos, a mudança para trem de força elétrico é feita pela eClassics, uma empresa de Stuttgart, parceira da Volkswagen na empreitada.

A solução dos novos nomes pode fazer parte da linha de “retrofit” para antigos VW com motor a ar.

Continua após a publicidade

O eBeetle, ou eKäfer feito em Stuttgart usa o motor elétrico do e-Up!. Com cerca de 82 cv e bons 21 kgfm de torque, o conjunto é bem moderno. E ainda deixa o “Fusquinha” elétrico pra lá de esperto, indo de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos. A velocidade máxima encosta nos 150 km/h.

Tem um porém: os preços variam entre 38.000 euros, para quem fornecer o chassi à empresa, e 99.000 euros, pela versão conversível das fotos completa.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

Volkswagen poderá transformar velhos Fusca e Kombi em elétricos
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.