Volkswagen confirma que terá híbrido igual ao da Toyota no Brasil
Conjunto fará sua estreia na Europa nas próximas semanas, na nova geração do T-Roc, mas foi desenvolvido com foco na América do Sul

Até agora, a Volkswagen trabalhou com vários níveis de eletrificação nos seus carros, com híbridos leve (MHEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos. Faltava um híbrido pleno (HEV) e ele está a caminho. Inclusive, foi criado de olho na América do Sul.
É o que revela Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, em entrevista à revista britânica Autocar. O executivo falava sobre a segunda geração do T-Roc, SUV compacto posicionado acima do T-Cross na Europa e que será apresentado pouco antes do Salão de Munique (Alemanha), em setembro.

O T-Roc será o primeiro carro da Volkswagen a adotar o sistema híbrido HEV, híbrido que dispensa uma fonte de recarga externa para a bateria, como um wallbox – é a mesma tecnologia que a Toyota oferece no Brasil em carros como Corolla e Corolla Cross. Este sistema será utilizado por mais modelos da marca alemã, como Golf e Tiguan.
Schäfer justifica a criação do sistema híbrido pleno citando a América do Sul e outras regiões onde seus carros estão pendendo para os HEV como uma solução de descarbonização. Por aqui, os HEV da Volks serão sempre flex.
“Nós precisamos fazê-lo de qualquer forma, porque a América do Sul precisa de uma motorização HEV – e o T-Roc é feito na América do Sul para a América do Sul, e também na China”, disse o CEO. Essa fala causa uma confusão, pois o T-Roc não é feito ou vendido na América do Sul, não ainda. Mas o T-Roc usa uma variação da plataforma MQB – comum aos T-Cross, Nivus, Polo e Tera fabricados no Brasil.

“Curiosamente, o HEV também virou um grande tema nos Estados Unidos especificamente. É uma tecnologia que todo mundo diz que não é mais necessária, mas agora, com a retração dos carros elétricos nos EUA, a balança está movendo para os HEVs”, conclui.
A Volkswagen já confirmou que vai eletrificar os seus carros no Brasil e que, para isso, está preparando uma plataforma chamada MQB Hybrid, preparada para todas as tecnologias de híbridos disponíveis. A base também trará melhorias na segurança, possibilitando a adoção de mais equipamentos de assistentes à condução.
Como a apresentação do T-Roc acontecerá no próximo mês, Schäfer não deu detalhes sobre o sistema híbrido, com qual motor irá trabalhar ou como vai funcionar. Espera-se que seja acoplado ao motor 1.5 TSI de 150 cv, que já é utilizado em outras tecnologias como híbrido leve e híbrido plug-in na Europa.
Oficialmente, a Volkswagen diz apenas que lançará veículos híbridos nacionais até 2028, parte do ciclo de investimentos atual de R$ 20 bilhões na América Latina, sendo que R$ 13 bilhões serão usados nas fábricas em São Paulo para produzir tanto os carros híbrídos quanto um novo motor.