Volkswagen apresenta o I.D., seu futuro “Fusca”
Com produção confirmada para 2020, compacto estreia nova plataforma modular para elétricos
![VW-ID-Concept-2 VW-ID-Concept-2](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57ec17440e21630270048cdfvw-id-concept-2.jpeg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
A grande atração da Volkswagen para o Salão de Paris é um protótipo de carro elétrico, o Volkswagen I.D. Poderia ser apenas mais um carro-conceito elétrico, não fosse por recentes declarações da Volks: a fabricante afirmou que ele tem potencial para ser mais revolucionário que o Fusca foi em seu lançamento.
LEIA MAIS:
>> Próximo VW Gol já roda em testes no Brasil
>> Nissan mostra sistema inovador que usa etanol para gerar eletricidade
>> Rolls-Royce adianta seu futuro com conceito autônomo
![VW-ID-Concept VW-ID-Concept](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57ec17440e21630270048cd7vw-id-concept-3.jpeg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Tanta expectativa tem uma explicação: a base do projeto é a nova plataforma modular para carros elétricos, a MEB (Modular Electric Drive). A versão de produção tem lançamento marcado para 2020. No protótipo, o motor elétrico gera 170 cv e a autonomia fica entre 400 e 600 km, dependendo do modo de condução.
![VW-ID-Concept-5 VW-ID-Concept-5](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57ec17440e21630270048cddvw-id-concept-5.jpeg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
O design é futurista, com detalhes que remetem ao Up, como a tampa do porta-malas preta. O fato de ser elétrico permite abrir mão da grade dianteira e das tomadas de ar, que não teriam função no veículo. Diversos detalhes possuem a cor azul, inclusive os pneus. As rodas são desenhadas para melhorar a aerodinâmica. Também não há retrovisores, substituídos por câmera.
![VW-ID-Concept-6 VW-ID-Concept-6](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57ec17440e21630270048cdbvw-id-concept-6.jpeg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Outra vantagem da plataforma elétrica é que o espaço reservado para o motor é muito reduzido, liberando espaço para os passageiros, e permitindo maior flexibilidade no arranjo das baterias.
Com porte semelhante ao de um Golf mas com linhas de monovolume, o I.D. tem o mesmo espaço interno de um Passat, de acordo com a Volks. O painel recuado e o volante retrátil tem um motivo: a versão de produção autônoma está nos planos para 2025.
![VW-ID-Concept-4 VW-ID-Concept-4](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/57ec17440e21630270048cd9vw-id-concept-4.jpeg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)