Vídeo: posso instalar lâmpadas de led nos faróis do meu carro?
Nesse vídeo da playlist Correio Técnico abordamos as principais dúvidas sobre as novas tecnologias ligadas a iluminação
A resposta pra pergunta que está no título é negativa e o motivo é que está previsto em lei, que entrou em vigor em 1° de janeiro de 2021, que não é permitido substituir as lâmpadas dos faróis e lanternas originais do veículo.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O piloto de testes Leonardo Barboza explica no vídeo da playlist Correio Técnico, do nosso canal do Youtube, o porquê de a tecnologia em led ser tão desejada e quais são os benefícios imediatos trazidos por ela.
No vídeo abordamos as questões de maior audiência da nossa seção Correio Técnico sobre faróis. Também explicamos como funciona o farol alto automático e quão importante é essa tecnologia embarcada para segurança tanto do condutor quanto de veículos que trafegam na direção oposta da via.
Um sensor compensa a mudança na altitude do carro para evitar o ofuscamento dos outros motoristas.
A lógica é simples: quando o veículo está mais pesado, sobretudo no porta-malas, a suspensão traseira afunda mais que a dianteira. Isso faz com que os faróis apontem para cima, o que pode atrapalhar os carros que vêm no sentido contrário.
A correção é feita com um sensor que detecta a inclinação da carroceria e a compensa, abaixando automaticamente o facho de luz. Ele normalmente usa uma pequena bieleta para se conectar com um dos braços da suspensão, mas o sistema pode variar de carro para carro.
E pra encerrar também informamos quais são as diferenças entre cornering light e farol direcional. O cornering light, ou “luz de curva”, em uma tradução ao pé da letra, é um sistema de iluminação estática lateral oferecido em alguns modelos.
Já o farol direcional (ou adaptative headlight) movimenta as luzes do conjunto óptico de maneira independente e automática, melhorando a iluminação para diferentes situações, de acordo com o sentido do volante.
Tem alguma dúvida técnica sobre o seu carro? É só mandar para 4rodas.abril@atleitor.com.br com o assunto “Correio Técnico”.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro