Um desafio lançado no TikTok levou a milhares de roubos de carros das marcas Kia e Hyundai nos Estados Unidos, gerando ao menos 14 acidentes, sendo oito fatais, segundo a NHTSA, agência de segurança viária norte-americana. Essa onda de furtos levou as marcas a promoverem a atualização do software do alarme de cerca de oito milhões de veículos.
Na rede social, ladrões ensinavam por vídeos curtos como driblar a segurança dos carros das duas marcas usando ferramentas simples, como um cabo USB. As postagens expunham a fragilidade do imobilizador eletrônico de carros fabricados pelas sul-coreanas entre 2015 e 2019.
Na atualização, a Hyundai e a Kia vão aumentar o tempo de alarme de 30 segundos para um minuto, além de exigir que a chave esteja no contato para que a ignição seja feita. Com isso, ao travar o carro com o chaveiro do alarme, o alarme será ligado e a ignição bloqueada.
@.ybbetter38kia boyz♬ Better Man – YoungBoy Never Broke Again
“A atualização modifica certos módulos de controle de veículos da Hyundai, equipados de série com sistema de ignição ‘gire-a-chave-para-ligar'”, informou a marca em comunicado. Agora, trancar as portas através do comando do chaveiro irá ativar um sistema de corte da ignição caso o método popular na internet seja utilizado.
São 3,8 milhões de Hyundai e 4,5 milhões de Kia em todo os EUA. Os proprietários estão sendo chamados às concessionárias onde a atualização é instalada em menos de uma hora — e sem cobranças que, anteriormente praticadas, podiam chegar a US$ 500. As autorizadas também estão oferecendo travas de rodas também para evitar furtos.