Vídeo: BYD U9 é supercarro com quatro motores e 1.300 cv que dança e pula
Supercarro da BYD tem 1.300 cv e sistema de suspensão inédito entre as fabricantes chinesas que promete melhorar a dinâmica e aumentar a segurança
A BYD está deixando o melhor da sua linha para a submarca de luxo YangWang. Depois do jipão de luxo U8, agora é a vez do superesportivo U9 dar as caras com seu design definitivo. Sua primeira aparição em público, porém, será no Salão de Xangai, a partir da próxima semana.
O desenho não é lá muito original. De frente lembra os carros da McLaren com faróis em “C” nas extremidades dos para-lamas arqueados. A traseira é inspirada nos Lamborghini, principalmente as aletas sobre o vidro traseiro. Destaque para a enorme asa traseira ao estilo Porsche 911 GT3.
Mas há algo muito diferente das outras fabricantes de supercarros, que é a suspensão adaptativa DiSus.
No caso, o BYD YangWang U9 é equipado com o sistema DiSus-X, uma suspensão adaptativa que controla o movimento da carroceria em cada roda de modo independente, podendo dançar e pular, ou se adaptar ao traçado de cada pista, por exemplo.
Pode até mesmo fazer com que o YangWang U9 se movimente só com três pneus no chão, como em alguns antigos Citroën com suspensão hidropneumática.
A BYD é a primeira fabricante chinesa a desenvolver um sistema de controle de carroceria por conta própria. Em uma aplicação mais real poderá controlar movimentos laterais, longitudinais e verticais.
Também defendem o uso da suspensão adaptativa combinada aos sistemas ativos de auxílio ao motorista. Poderia, por exemplo, minimizar o risco de capotamento do veículo e reduzir o deslocamento dos ocupantes durante curvas em alta velocidade, aceleração total ou frenagem de emergência.
Na prática, porém, existem outros três níveis de atuação do novo sistema da BYD além do DiSus-X. O DiSus-C é um controle de carroceria inteligente para amortecimento, enquanto o DiSus-A faz o controle da carroceria por meio da suspensão pneumática e o DiSus-P atua em sistemas hidráulicos para o controle da carroceria. Alguns BYD Tan e Han vendidos na China, por exemplo, poderão receber o DiSus-C por meio de uma simples atualização remota dos seus sistemas.
Zero a 100 km/h em 2 segundos
A mecânica sim é exclusiva. O BYD YangWang U9 tem quatro motores elétricos de 325 cv, cada um montado em uma roda. A potência total é de 1300 cv e o torque chega ao pico de 130,5 kgfm. A promessa da BYD é que a aceleração de 0 a 100 km/h seja feita em menos de 2 segundos.
O uso de quatro motores permite que a potência entregue por cada roda seja controlada por um sistema de vetorização de torque mais preciso do que o visto em supercarros mais, digamos, convencionais. Mais detalhes serão revelados somente no Salão de Xangai, na próxima semana.