O Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio é o novo recordista entre os sedãs em Nürburgring Nordshleife. Com o tempo de 7 minutos e 32 segundos, ele baixou em seis segundos a marca obtida poucas semanas atrás pela nova geração do Porsche Panamera Turbo.
LEIA MAIS:
>> Comparativo: BMW M3 x Mercedes-AMG C 63 S
>> CEO da Bugatti acelera Chiron a mais de 300 km/h em Nürburgring
>> Grandes Brasileiros: Alfa Romeo 2300 ti4
Quem pilotou o carro foi o piloto italiano Fabio Fancia, que levou o sedã a mais de 280 km/h numa das principais retas da pista e fez misérias arrepiantes nas curvas e mudanças de elevações do famoso circuito.
Com um conjunto digno de superesportivo, o Giulia Quadrifoglio é equipado com um motor V6 2.9 biturbo de 510 cv e ajustado pelos engenheiros da Ferrari. Tem tração traseira, distribuição de peso bem equilibrada (50% da frente e 50% atrás), acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e atinge a máxima de 307 km/h.
Confira o vídeo abaixo – simplesmente uma das melhores gravações onboard já feitas no Inferno Verde:
Para se ter uma ideia, o tempo obtido pelo Giulia é mais baixo que o do Lexus LFA (7min38s) e Pagani Zonda F (7min33s)!
Certamente ajudaram na obtenção da nova marca a sofisticada geometria de suspensão, com braços duplos na dianteira e multilink na traseira, e os sistemas de diferencial ativo e vetorização de torque no eixo traseiro. Os pneus Pirelli P Zero Corsa foram feitos sob medida nos tamanhos 245/35R-19 na frente e largos 285/3-R-19 atrás.
Os freios utilizam discos de cerâmica, e integram o chamado Integrated Brake System, um sistema que combina controle de estabilidade e servo-freio para respostas instantâneas, com menos vibração. Os italianos também cravam que o Giulia QV possui “a direção mais direta do mercado”.
Tudo isso é controlado pelo Chassis Domain Control (CDC), uma espécie de cérebro dinâmico do carro que genencia desde a vetorização de torque até o difusor de ar dianteiro ativo (capaz de alterar a geração de downforce em altas velocidades), passando pelo ajuste de suspensão e do controle de estabilidade.