Apresentada no ano passado, a nova geração do Peugeot 3008 já teve cogitada meses atrás uma versão esportiva GTi, com a mesma fórmula do 308 GTi: motor 1.6 THP de 270 cv, suspensão e sistema de freios específicos, além dos adereços estéticos. Mas não vai bem assim… A mecânica da nova versão será híbrida.
Em entrevista à AutoExpress, o diretor de produtos Peugeot, Laurent Blanchet, disse que a potência combinada deve ficar em 300 cv, com um zero a 100 km/h estimado em 6 segundos e máxima de 240 km/h, números dignos de hot hatches em um crossover que hoje pesa pouco mais de 1,3 tonelada.
O motor a gasolina desta versão é o onipresente 1.6 THP, que terá o apoio de um motor elétrico ligado ao eixo traseiro, tornando-o um carro com tração integral. Será um híbrido do tipo plug-in: suas baterias poderão ser recarregadas em tomadas domésticas, além da energia recuperada nas frenagens.
Com lançamento previsto para 2019, o Peugeot 3008 híbrido ganhou o sobrenome PHEV. “Ele será esportivo, mas o emblema GTi é para o segmento de hatches pequenos. Podemos usar o nome GT em vez disso”, disse Blanchet.
O lançamento da nova geração do Peugeot 3008 no Brasil já deveria ter ocorrido, mas foi adiado para o segundo semestre. Será importado com o motor 1.6 THP em sua versão mais comum, com 165 cv e 24,5 mkgf de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas.