Por mais que seu lançamento esteja previsto para maio, o Ford Bronco Sport está no Brasil desde o fim de 2020. Um lote de 28 carros foi trazido para serem usados por funcionários da empresa. Um deles foi flagrado pelo leitor Igor Barros em Lauro de Freitas, na Bahia.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
O carro das fotos é um Bronco Sport Wildtrack, que será a principal versão do SUV médio no Brasil. A versão, pelo menos no nome, é exclusiva para o Brasil. Isso porque nos Estados Unidos e no México tem as versões Base, Big Bend, Outer Banks e Badlands.
A nossa é derivada desta última e praticamente igual ao Bronco Sport que testamos no México, mas equipada com os principais opcionais disponíveis lá fora.
O Bronco Sport tem motor 2.0 Ecoboost de 250 cv (5.500 rpm) e 38,3 kgfm (3.000 rpm) combinado com câmbio automático de oito marchas e sistema de tração 4×4 mais avançado, com duas embreagens que permitem mudar o comportamento da tração em função dos sete modos de condução: Eco, Normal, Esportivo, Terra, Neve, Lama e Rochas.
Nessa configuração a suspensão também recebe acerto voltado para o uso no fora-de-estrada.
Explicamos melhor o funcionamento dos modos de tração em nosso teste. O interessante é que nos três modos mais radicais, Terra, Lama e Rochas, o Bronco liga automaticamente uma câmera na dianteira que inclusive tem lavador. E o carro flagrado conta com esta câmera na grade.
O carro fotografado ainda conta com o pacote Badlands, que inclui os bancos com couro bicolor e perfurado com aquecimento, volante revestido de couro e sistema de som Bang&Olufsen com 10 alto-falantes. A versão ainda conta com rodas aro 17 e pneus 225/65 de uso misto.
Se acompanhar o mesmo pacote dos Badlands vendidos nos Estados Unidos, o Bronco Sport será lançado no Brasil com faróis full-led, chave presencial, porta-malas com revestimento emborrachado e abridor de garrafa embutido, alerta de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, quadro de instrumentos com tela colorida de 6,5 polegadas, tomada de 110V, central multimídia Sync 3, sistema FordPass e e piloto automático adaptativo com correção de trajetória, além de nove airbags.
Preços e concorrentes do Ford Bronco Sport no Brasil
O Bronco Sport tem o porte do novo Jeep Compass. Ele mede 4,38 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,81 m de altura e 2,66 m de entre-eixos. E o Jeep tem respectivamente: 4,41 m, 1,81 m, 1,63 m e 2,63 m. A maior variação está na altura.
O detalhe mais delicado é que o Ford Bronco Sport Wildtrack custará cerca de R$ 250.000, pouco acima do que é esperado para o novo Jeep Compass Trailhawk 2022, que seguirá equipado apenas com motor 2.0 turbodiesel.
Não há muitos SUVs médios nessa mesma faixa de preço. O VW Tiguan R-Line tem motor 2.0 TSI de 230 cv, sete lugares, tração integral e custa R$ 230.000. Já o Land Rover Discovery Sport com motor de 250 cv parte dos R$ 280.000.
Para brigar melhor entre os SUVs médios, a Ford poderá trazer versão mais simples do Bronco Sport. QUATRO RODAS apurou que a fabricante homologou no Brasil o Bronco Sport SEL com motor 1.5 EcoBoost de 184 cv de potência e 26,3 kgfm de torque, números próximos do novo motor 1.3 GSE Turbo do Compass.
Mesmo assim, o preço ficaria acima dos R$ 200.000 para não prejudicar o Ford Territory Titanium, que custa R$ 197.900.
Ficha técnica do Ford Bronco Sport 2.0 Wildtrack
Preço: R$ 250.000 (estimativa do Badlands)
Motor: gasolina, dianteiro, 4 cilindros, turbo, injeção direta, 1.999 cm³; 250 cv a 5.500 rpm, 38,3 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, 4×4
Suspensão: McPherson (d), multilink (t)
Freios: disco ventilado (dianteira) e sólido (traseira)
Direção: elétrica, 11,4 m (diâmetro de giro)
Rodas e pneus: liga leve, 225/65 R17
Dimensões: comprimento, 438,6 cm; altura, 181,3 cm; largura, 188,7 cm; entre-eixos, 266,9 cm; porta-malas 481 l
Fotos do Ford Bronco Sport 2.0 Badlands
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.