Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Fiat Cronos: rival do VW Virtus terá motores 1.3 e 1.8

Sedã do Argo tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2018

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 nov 2017, 10h14 - Publicado em 27 nov 2017, 15h17
Fiat Cronos Precision
Sedã é completamente diferente do Argo das portas traseiras para trás (Divulgação/Fiat)

Não, este não é o Alfa Romeo Giulia. A traseira que você vê acima é do Fiat Cronos, o sedã do Argo e futuro arquirrival do Volkswagen Virtus, que será lançado no primeiro trimestre de 2018.

Versão esportiva Quadrifoglio Verde exibe visual agressivo reforçado por elementos de fibra de carbono aparente e rodas de alumínio escuro
Maior e mais potente, o italiano Alfa Romeo Giulia serviu de inspiração para o Cronos (divulgação/Alfa Romeo)

Enquanto a Alfa Romeo não volta ao Brasil (não há planos para isso, só mesmo a nossa torcida) teremos que nos contentar com o Cronos.

As lanternas, o spoiler integrado à tampa do porta-malas, a posição da placa e do logotipo da marca e até mesmo as formas do para-choque traseiro remetem ao sedã italiano.

Continua após a publicidade

Na frente, contudo, o Fiat Cronos tem identidade própria – da mesma forma que o Grand Siena tem frente diferente do Palio. A grade tem um filete com aplique cromado no meio, o capô tem vincos mais fortes e é mais comprido e o para-choque tem um desenho exclusivo, com luzes de neblina em posição mais alta e externa e com filete cromado na tomada de ar.

Os únicos elementos aproveitados do Argo são os faróis, com máscara negra na versão Precision 1.8 das fotos, mas prateados nas versões Drive. O nome das versões foram aproveitados do hatch e a lista de equipamentos, de acordo com a Fiat, será semelhante.

Fiat Cronos Precision
Frente tem filete cromado e para-choque exclusivo; veículo da foto é um Precision 1.8 (Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

A Fiat não permitiu que fizéssemos foto da apresentação do Cronos, mas não restringiu o acesso ao carro. Você não precisa ficar curioso com o painel: é o mesmo do Argo, mas com faixa central na cor vinho.

Se nos bancos dianteiros o espaço é igual ao do Argo, atrás nota-se alguma melhora no espaço para as pernas. A Fiat não divulgou o entre-eixos, mas é provável que ainda fique abaixo dos 2,60 m esperados. Vale dizer que o Argo tem 2,52 m e o sedã do Polo tem 2,65 m de entre-eixos.

A traseira do Cronos é curta. “Ele está mais para um fastback do que para um sedã tradicional”, diz Peter Fassbender, designer responsável pelas linhas do sedã. O porta-malas, contudo, não deve ser prejudicado: a Fiat se limitou a dizer que a capacidade será superior a 521 l – a capacidade do compartimento do Volkswagen Virtus. Vale dizer que o porta-malas do Grand Siena tem 520 l.

Continua após a publicidade

Desenvolvido no Brasil e fabricado na Argentina, o Cronos terá motores 1.3 8V Firefly (109 cv, com câmbios manual e automatizado GSR) e 1.8 16V E.TorQ EVO (de  139 cv, com transmissões manual ou automática).

O motor 1.0 Firefly de três cilindros ficará restrito ao Argo. O motivo? O Grand Siena continuará à venda nas versões 1.0 e 1.4, ambos da antiga família Fire EVO.

Assim como o Argo aposentou o Palio (nas versões mais caras) e Punto, o Cronos substituirá dois modelos de uma vez só: Linea e, por enquanto, as versões 1.6 do Grand Siena.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.