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Veículos híbridos e elétricos de São Paulo estão liberados do rodízio municipal

Medida deve incentivar a demanda pela tecnologia mais limpa

Por Anaís Motta
Atualizado em 9 nov 2016, 14h41 - Publicado em 16 set 2015, 18h22
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    Na última segunda-feira (14), o prefeito Fernando Haddad assinou um decreto que regulamenta a isenção do rodízio municipal para todos os veículos híbridos e elétricos da cidade de São Paulo. Segundo Ricardo Guggisberg, presidente executivo da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a iniciativa deve tornar esse tipo de automóvel mais atraente aos consumidores.

    O rodízio de carros na cidade foi implantado em 1997 para reduzir os níveis de emissão de poluentes dos veículos automotores. O problema é que, de acordo com a Prefeitura, a medida já não é mais tão eficiente, uma vez que as pessoas estão comprando um segundo carro. “A liberação dos veículos híbridos e elétricos não afetará o trânsito, mas sim a tendência de se adquirir esse segundo carro, geralmente mais velho e mais poluente, para driblar o rodízio”, afirma Guggisberg.

    Como não lançam gases nocivos à atmosfera, os veículos híbridos e elétricos atendem ao objetivo original do rodízio, que era melhorar a qualidade do ar de São Paulo. Para Roberto Braun, diretor da ABVE, “trata-se de um importante reconhecimento do poder público aos benefícios desta nova tecnologia para a sociedade e para o ambiente”.

    Embora o valor ainda seja um dos grandes obstáculos para a popularização desses automóveis, eles são teoricamente mais baratos no que diz respeito à manutenção e abastecimento. Segundo Guggisberg, essa economia é tão significativa que chega a cobrir boa parte do financiamento do carro. “Mesmo com o aumento da conta da energia elétrica, abastecer um veículo desses custa muito menos do que um modelo convencional”, completa.

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    Os automóveis beneficiados pela medida poderão ser conhecidos na 11ª edição do Salão Latinoamericano de Veículos Elétricos, que acontece de 24 a 26 de setembro no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na própria capital paulista. Além de carros, o evento também terá lançamentos em motocicletas, bicicletas, patinetes, skates e até ônibus – todos movidos total ou parcialmente à eletricidade.

    Atualmente, 5% da frota mundial corresponde aos elétricos. Estimativas da ABVE indicam que, no Brasil, há somente cerca de três mil deles. Para Guggisberg, a isenção do rodízio será fundamental para incentivar o crescimento da demanda por esses veículos, que têm potencial para substituir todos os carros em circulação. Vale lembrar que a Prefeitura recentemente também aprovou desconto de 50% no pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para os donos desses automóveis.

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