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Vale esperar – Honda Civic Si

Até o ano que vem o mercado nacional será invadido por modelos que vale a pena esperar antes de fechar um negócio. O Honda Civic Si é um deles

Por Paulo Campo Grande, Péricles Malheiros e Ulisses Cavalcante
Atualizado em 21 mar 2024, 10h41 - Publicado em 10 ago 2014, 23h02
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    Quando você estiver lendo este texto, a Honda estará prestes a iniciar a distribuição do Civic remodelado à sua rede: as vendas ao consumidor começam no fim de junho. Nenhuma alteração radical, mas o pouco que mudou surtiu um bom efeito de revitalização. Aliás, o face-lift que chega agora por aqui segue as linhas básicas aplicadas no sedã nos Estados Unidos. Por lá, as vendas iam mal e as pesquisas mostravam que o público estava achando o modelo conservador demais. Então, o carro ganhou lanternas e para-choques novos. Nosso Civic reestilizado passará ainda por um tratamento local, com mudanças discretas na dianteira e traseira. Mas a recomendação de espera que fazemos aqui vale mais para uma versão específica: a Si.

    Veja outros modelos que vale a pena esperar antes de fechar um negócio

    A Honda do Brasil ainda não sabe exatamente como ela será. “Podemos simplesmente importar o modelo americano, com carroceria cupê, ou montar um Si localmente, tomando por base uma carroceria sedã”, diz uma fonte ligada à marca. Esta seria uma repetição da estratégia adotada na geração anterior, quando tivemos um Si produzido em Sumaré (SP) utilizando a carroceria nacional, mas recheada de componentes importados.

    Se ele exige adaptação na linha de montagem, vende pouco e o lucro é reduzido, por que o Si voltará? “Ter um esportivo do seu calibre faz bem à imagem da marca. Além disso, é mais um forte tempero de jovialidade sobre o nome Civic, o que acaba atingindo positivamente o resto da gama”, diz nossa fonte. Cupê ou sedã, o Si chegará com um motor 2.4 aspirado de 205 cv e câmbio manual de seis marchas. Ele terá sistema i-VTEC de variação de fase do eixo de comando de válvulas, que garante excepcional elasticidade – a faixa vermelha do conta-giros se inicia a 7 000 rpm. Essa é a principal arma do Honda na disputa com seu arquirrival, o Golf GTI, que segue receita diferente: motor turbo de 220 cv e câmbio DSG de seis marchas. Ainda não está confirmado, mas há uma boa chance de o Si estar no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de outubro.

    Estreia: 02/2015

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    Preço: R$ 105 000

    Concorrentes: Golf GTI, Fluence GT

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