Transferência eletrônica de carros pode passar a valer este ano
Batizado de Renave, sistema que promete reduzir burocracia já está em testes em Santa Catarina e pode se expandir para todo o país até setembro
A inesperada pandemia de Covid-19 causou inúmeros transtornos para os motoristas brasileiros. Entre eles o fechamento de muitos postos do Detran e a consequente dificuldade para realizar serviços básicos de documentação.
Mas foi a oportunidade de criar novas soluções. A transferência veicular, por exemplo, estará entre os serviços que poderão ser realizados eletronicamente em todo território nacional em breve.
Um projeto piloto chamado Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque) já está em testes em Santa Catarina e em algumas semanas deve chegar a São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul.
O sistema possibilita que a empresa que comercializa automóveis usados possa registrá-los diretamente no Detran do respectivo estado, podendo, assim, efetivar ela mesmo a transferência do carro para o comprador.
Se aprovado nos testes, a previsão é que o Renave esteja funcionando em todo o Brasil já no mês de setembro.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.