Toyota Yaris Cross tira nota máxima em teste de segurança
O ASEAN NCAP deu cinco estrelas para o SUV compacto da Toyota, que estreará no Brasil em outubro deste ano

Já dá pra começar a contagem regressiva para o lançamento do Toyota Yaris Cross. O SUV compacto chegará em outubro e quer se tornar o híbrido mais barato do Brasil, mas também estará disponível apenas com um motor 1.5 aspirado.
Mas se por aqui estamos aguardando até a sua estreia, lá do outro lado do mundo, na Ásia, ele não só já foi lançado, como acaba de passar pelo crash test do ASEAN NCAP, o equivalente deles para o nosso Latin NCAP.
E o resultado foi muito bom. O Yaris Cross gabaritou no teste, recebendo a nota máxima de cinco estrelas. “O Toyota Yaris Cross teve um bom desempenho em todas as categorias de avaliação e alcançou uma pontuação total de 83,02 pontos. Com base nessa pontuação excepcional, o novo Yaris Cross recebeu a classificação 5 estrelas do ASEAN NCAP”, disse o órgão em sua avaliação.

No quesito proteção para adultos, o SUV teve boa proteção para todas as partes do corpo no teste de colisão lateral. O resultado foi quase o mesmo na prova de colisão frontal, se não fosse pela proteção adequada para o tronco de ambos os passageiros e marginal para a perna do motorista. Mas isso foi o suficiente para conseguir 29,8 de 32 pontos.
Na proteção de crianças, o Yaris Cross conquistou 44,17 pontos dos 51 possíveis. Mas a nota poderia ter sido ainda maior, se o SUV tivesse o sistema de detecção de crianças, que evita o esquecimento dos pequenos no banco traseiro.
A falta deste mesmo item também prejudicou um pouco a nota do SUV no quesito de assistentes de segurança, assim como a falta de uma detecção de pedestres para a frenagem autônoma de emergência.

Dos 21 pontos totais, o Yaris Cross conquistou 17,74, destacando-se por trazer de fábrica — ou disponibilizar como opcional — seis airbags, freios ABS, controle eletrônico de tração e estabilidade, lembrete de esquecimento do cinto de segurança, além de sistemas ADAS como a frenagem de emergência (para cidade e estrada), alerta de colisão dianteira, alerta de saída de faixa, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego e farol alto automático.
Diferente do Latin NCAP que avalia a proteção para pedestres, no sudeste asiático o órgão tem como último quesito a proteção de motociclistas, onde se avalia, entre outros aspectos, a funcionalidade do sensor de ponto cego. Nesse pilar, o Yaris Cross teve, 9,76 de 16 pontos.
Como é o Yaris Cross?
Com estreia marcada para outubro, o Yaris Cross chega para ser o carro mais barato da Toyota e, quem sabe, o híbrido mais barato do Brasil. Já está confirmado que ele estreará com a mecânica híbrida plena, que pode ser semelhante ao produzido na Tailândia.

Por lá, ele tem motor 1.5 16V de ciclo Atkinson de 92 cv e 12,3 kgfm, que trabalha junto com um motor elétrico de 85 cv integrado ao câmbio CVT. A potência total do modelo tailandês é de 113 cv, mas o nacional pode superar isso, já que será convertido em flex.

Além disso, o motor 1.5 16V flex do Yaris atual será mantido. Mas acredita-se que ele pode ter um incremento, superando os 105 cv e 14,3 kgfm, ou 110 cv e 14,9 kgfm quando com álcool atuais.

Compacto, o Yaris Cross terá 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Medidas não muito diferentes do Nissan Kicks Play.
Em relação aos equipamentos, na Tailândia ele tem de série 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, ADAS com sistema pré-colisão, assistente de faixa, piloto automático adaptativo e faróis Full LED automáticos. Entre os itens de conforto, central multimídia com tela de 10,1″ com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, instrumentação digital e chave presencial, saída de ar-condicionado traseira.