Toyota Yaris Cross tem lançamento adiado após danos em fábrica de SP
Estreia marcada para o próximo mês de outubro foi cancelada e não há uma nova data prevista pela marca

Estava tudo certo para o lançamento do novo Toyota Yaris Cross no Brasil, marcado para o próximo mês de outubro. Porém, um temporal com ventos intensos devastou a fábrica da empresa em Porto Feliz (SP), responsável pela produção de motores, que terá as atividades suspensas por tempo indeterminado. Por isso, a marca adiou a estreia do SUV compacto, sem prever uma nova data.
Embora o Yaris Cross tenha produção em Sorocaba (SP), ao lado de Corolla e Corolla Cross, seus motores sairão da unidade de Porto Feliz – ambas são no interior de São Paulo, separadas por uma distância de aproximadamente 30 km.

As fortes chuvas da última segunda-feira (22) causaram, segundo a marca, graves danos estruturais na unidade. Vídeos e fotos publicados na Internet mostram o galpão sendo completamente destelhado e destruído por dentro, com os ventos e a água atingindo maquinários e peças.
Ainda não há um prazo para que as atividades sejam retomadas, já que a empresa sequer teve tempo para mensurar os danos e calcular o que precisará ser feito. Fato é que a tempestade causou grandes problemas, que podem interferir nas vendas das marca nos próximos meses, como já afetou o lançamento do Yaris Cross. Segundo a Toyota, nenhum funcionário foi atingido e a empresa oferece suporte aos funcionários e parceiros que estavam em atividade no momento.

Como é o Yaris Cross?
Primeiro SUV compacto da Toyota no Brasil e o carro mais barato da marca por aqui, já que os Yaris hatch e sedã saíram de cena, o Yaris Cross também será o primeiro híbrido pleno (HEV) do segmento no país.

Por aqui, além de versões de entrada com motor 1.5 aspirado flex, ele também poderá ter um conjunto híbrido combinando o motor 1.5 flex a outro elétrico (alimentado por uma bateria de 0,7 kWh). Apesar da união de dois motores, desempenho pode não ser um destaque, já que a potência combinada ficará perto dos 113 cv.
Suas dimensões são compactas e próximas das do Nissan Kicks Play. São 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, com porta-malas de 471 litros – ao menos em mercados da Ásia.

O Yaris Cross também promete ser bem equipado. Caso siga o modelo Tailandês, terá seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, faróis full led automáticos, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos digital e saídas de ar-condicionado para o banco traseiro.