Após o escândalo de fraudes em testes de segurança da Daihatsu, houve paralisação da produção de carros da própria Daihatsu e da Toyota, mudanças na presidência da Toyota na América Latina e no Brasil e agora, mudanças também na responsabilidade de novos projetos. Novos carros compactos voltados para mercados emergentes, como o Brasil, voltarão a ser responsabilidade da Toyota.
Isso porque os novos compactos emergentes da Toyota são projetos da Daihatsu. Isso vale para a nova geração do Yaris e também para o Toyota Yaris Cross que será lançado no Brasil no começo de 2025. Este carro é chamado AC200, diferente do vendido fora do Japão e da Europa. É maior e baseado na plataforma DNGA, concebida originalmente pela Daihatsu.
A plataforma DNGA é menor, mais simples e barata que a conhecida plataforma TNGA, que é usada nos Toyota Corolla e Corolla Cross brasileiros. Ela surgiu primeiro no Daihatsu Rocky, um SUV compacto mais simplório que o Yaris Cross.
A mudança na estrutura de negócios para o mercado externo por parte da Toyota se deu para “prevenir completamente a recorrência de irregularidades processuais na Daihatsu”. A mudança na responsabilidade do desenvolvimento de carros compactos para os mercados emergentes tem efeito imediato.
A empresa Emerging-market Compact Car (EMCC), que desenvolvia compactos para Toyota e Daihatsu, foi dissolvida após o escândalo. A nova empresa será conhecida como Toyota Compact Car Company e assumirá a responsabilidade pelos negócios no exterior, desde o desenvolvimento até a certificação dos carros. Isso, provavelmente, acontecerá com o Yaris Cross nacional.
A Daihatsu vai continuar ajudando em algumas partes do desenvolvimento, mas não será líder dos projetos. E todos os carros ainda em desenvolvimento pela Daihatsu serão verificados e certificados pela Toyota. Este caso mais específico pode se aplicar à próxima geração do Toyota Yaris hatch.
Essa mudança é uma resposta ao abalo na reputação da Toyota pelas fraudes nos testes de segurança, que aconteceram ao longo de décadas. Inclusive, o governo japonês se envolveu nas investigações.
A presidência da Toyota do Brasil mudou por causa do ocorrido. Masahiro Inoue, antigo CEO da Toyota América Latina e Caribe (TLAC), foi nomeado presidente da Daihatsu em 1º de março, substituindo Soichiro Okudaira. Rafael Chang, passou de presidente da Toyota do Brasil para CEO TLAC e Evandro Maggio assumiu como o primeiro brasileiro presidente da Toyota do Brasil.