Toyota revela SUV de 7 lugares menor que SW4 que custa menos de R$ 200.000
Baseada na picape Hilux Rangga, versão terá motores 2.0 a gasolina de 139 cv e 2.4 turbodiesel de 150 cv, mas será exclusiva para a Indonésia

A Toyota tem experiência em transformar picapes em SUVs, algo feito há anos com o SW4 — baseado na Hilux e que se chamava Hilux SW4 até alguns anos atrás. Então não é estranho que a Hilux Champ, a nova caminhonete de trabalho da marca, ganhe uma variante totalmente fechada e com espaço para sete passageiros.
Conhecida na Indonésia como Hilux Rangga, a picape foi personalizada de um jeito diferente. Uma empresa local chamada New Armada criou uma carroceria para a picape, usando seu conhecimento na produção de carrocerias para ônibus. A conversão toda é feita pela companhia.

Embora o trabalho seja feito por uma empresa sem ligação com a Toyota, não será um veículo não-oficial. A Toyota Astra Motor, representante da marca japonesa na Indonésia, venderá o SUV como um carro completo em todas as concessionárias no país, sem que seja necessário fazer a conversão de forma independente.
Utiliza a mesma plataforma IMV da Hilux Rangga, com carroceria sobre chassi. O trabalho da New Armada foi adicionar uma parte fechada onde normalmente estaria a caçamba, criada de forma a manter o estilo quadrado da caminhonete. Toda a parte dianteira é igual, mudando a partir da coluna B, começando com a adição de portas traseiras e o rack de teto.

O utilitário foi criado como um carro de sete lugares, colocando uma terceira fileira. Por conta do seu tamanho, acabou ficando sem muito espaço no porta-malas. A empresa preferiu focar no conforto e colocou bancos capazes de inclinarem.
Assim como a picape, terá dois motores, podendo utilizar o 2.0 a gasolina de 139 cv ou o 2.4 turbodiesel de 150 cv. A transmissão pode ser uma manual de cinco marchas ou automática de seis posições, enquanto a tração é sempre traseira.
Ainda um protótipo, a versão final do SUV da Rangga iniciará as vendas em algum momento do começo de 2025. Anton Jimmy Suwandi, diretor de marketing da Toyota Astra Motor, diz que o utilitário deverá ter preço inicial abaixo de 400 milhões de rúpias (R$ 152.552 pela cotação atual), uma diferença considerável em comparação ao SW4, que parte de 573,3 milhões de rúpias (R$ 218.646).