Dominic Toretto pode comemorar: o Toyota Supra voltou. O icônico carro que foi protagonista do primeiro Velozes e Furiosos teve sua quinta geração revelada no salão de Genebra em uma versão de corrida, repetindo a tática usada pela BMW com o novo Série 8.
A marca revelou poucos detalhes do conjunto mecânico do novo Supra, mas confirmou à imprensa presente no lançamento que o esportivo manterá a configuração de motor seis cilindros em linha turbo com tração traseira. O câmbio manual, porém, foi suprimido em nome de uma caixa automatizada de dupla embreagem.
A equipe de desenvolvimento, no entanto, revelou que o novo Supra tem uma divisão perfeita de peso entre os eixos (50/50) e um centro de gravidade baixo. Essas características abrem caminho para que o esportivo tenha uma dinâmica equilibrada, como já ocorre com o compacto GT 86.
A principal diferença do novo Supra em relação ao modelo targa laranja que protagonizou Velozes e Furiosos está na origem de seu conjunto mecânico. Agora, o trem de força do novo Toyota foi desenvolvido em parceria com a BMW.
Essa aliança fará com que o novo Supra tenha um irmão alemão: a próxima geração do BMW Z4. A dupla compartilhará plataforma, motores e câmbios, mas com identidades próprias. Segundo a imprensa europeia, o BMW será vendido exclusivamente na versão conversível, enquanto o Supra terá apenas carroceria com teto rígido.
Apesar disso, o novo Supra terá, infelizmente, mais um ponto em comum com seu antecessor: ele não deve ser vendido no Brasil. O foco da Toyota para o país é com modelos híbridos, e mesmo o GT 86, que seria mais barato, foi descartado por aqui.
Também não se sabe se a nova geração do Supra será capaz de cumprir o quarto-de-milha em menos de dez segundos…