E o famoso “teste do Alce” da revista sueca Teknikens Värld fez mais uma “vítima”. O modelo da vez foi o Toyota RAV4 Prime plug-in que apresentou comportamento considerado perigoso pela publicação durante o ensaio de manobra evasiva de emergência.
O teste é o segundo envolvendo um RAV4, feito após resultados também decepcionantes do RAV4 Hybrid (igual ao vendido no Brasil). Agora, a versão Prime plug-in apresentou comportamento “significativamente pior” que o modelo convencional.
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Isso após a Toyota afirmar ter revisado o sistema de controle de estabilidade do SUV, justamente após o teste dos suecos. Agora, o RAV4 mostrou um perigoso sobre-esterço, quando a traseira desgarra e cria uma situação mais difícil de controlar ao volante.
O teste apontou que acima de 63 km/h, o RAV4 começa a ficar potencialmente perigoso numa manobra de emergência. Acima disso, o SUV desgarra de traseira e pede uma vigorosa correção no volante para não rodar na pista.
A Teknikens também testou concorrentes como o Volvo XC40 Recharge e o Mitsubishi Outlander Hybrid, também com resultados ruins, mas bem menos perigosos do que os apresentados pelo RAV4.
Depois da divulgação dos testes, a Toyota sueca divulgou que irá novamente se debruçar sobre os sistemas eletrônicos do modelo para que o RAV4 tenha resultados melhores. Ainda assim ressalta que o modelo está de acordo com normas de segurança internacionais e que traz de série diversos sistemas de segurança ativa e passiva.
O teste do alce da Teknikens Värld costuma causar polêmica e o RAV4 não foi o primeiro Toyota a enfrentar problemas. A publicação revelou comportamento perigoso da picape Hilux, apontado desde a geração anterior, de 2006, e mantido na atual.
A revista também revelou problemas com pneus usados em alguns veículos, calibragens incorretas e outras falhas, sem contar na histórica capotagem do primeiro Mercedes-Benz Classe A, que manchou permanentemente a história do “Mercedinho”.
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