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Toyota Prius híbrido plug-in flex adianta motor que estará no novo Corolla

Protótipo usado para testar o sistema PHEV com etnaol aparece em feira de bioenergia

Por Nicolas Tavares
13 ago 2025, 12h10
Toyota Prius PHEV flex
Toyota Prius PHEV flex (Divulgação/Toyota)
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A Toyota fala, há um tempo, sobre como dará um novo passo na eletrificação no Brasil com a introdução de um sistema híbrido plug-in flex. A tecnologia estava em desenvolvimento e a empresa resolveu mostrar um protótipo na forma da nova geração do Toyota Prius.

O veículo de testes será apresentado durante a Fenasucro & Agrocana, feira voltada para indústria da cana-de-açúcar, entre os dias 12 e 15 de agosto em Sertãozinho (SP). A Toyota estará lá também com o Corolla Cross híbrido flex, além da Hilux e SW4 – de olho nas vendas para os produtores rurais.

Toyota Prius PHEV flex
Toyota Prius PHEV flex (Divulgação/Toyota)

A presença da Toyota na feira não é estranha, considerando o quanto a marca argumenta que os carros híbridos movidos a etanol são mais limpos do que os elétricos. O evento é um dos maiores do país nesta área, servindo como o palco ideal para mostrar mais uma tecnologia da empresa usando o biocombustível.

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Este mesmo protótipo tem sido usado pela fabricante japonesa em outros eventos. O híbrido esteve no encontro do G20 do ano passado, realizado em Foz do Iguaçu (PR). Ao mesmo tempo, a empresa tem usado também um RAV4 PHEV para testar o sistema flex.

Ainda que não tenha falado sobre o motor, o Prius PHEV é vendido no exterior com um 2.0 de 152 cv e 19,4 kgfm, combinado a um motor elétrico de 163 cv, o que leva a uma potência combinada de 223 cv.

toyota_prius_prime_xse_2
Toyota Prius Prime (Divulgação/Toyota)
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Este 2.0 é da mesma família M20A produzida no Brasil para equipar o Corolla e o Corolls Cross, facilitando o trabalho. O único problema é a bateria de 13,6 kWh, que teria que ser importada – a Toyota tem planos de nacionalizar o sistema híbrido em algum momento.

O sistema PHEV flex poderia ser adotado por veículos maiores da Toyota, como a inédita picape intermediária, esperada para 2027. Também é uma opção para ajudar o Corolla e o Corolla Cross a atender às futuras restrições de emissões de poluentes previstas pelo Programa Mobilidade Verde.

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