Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Toyota liderou vendas globais em 2023 com menos de 1% de carros elétricos

A Toyota foi a maior fabricante de automóveis em 2023, mas seu forte ainda são os carros híbridos

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 18 fev 2024, 10h15 - Publicado em 18 fev 2024, 10h14
toyota_bz4x
Toyota bz4x é o primeiro elétrico da marca (divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Aparentemente, 2023 não foi um ano ruim para a Toyota, confirmada como a maior montadora automotiva em número de unidades vendidas pelo quarto ano consecutivo. Contudo, a fabricante japonesa perdeu um título importantes: o Corolla perdeu o título de carro mais vendido do mundo para o Tesla Model Y, um elétrico.

Apesar de ter sido um ano recorde para a Toyota, chama a atenção a baixa participação de seus carros elétricos –  inferior a 1% -, contrastando com as declarações recentes do presidente da Toyota, Akio Toyoda, sobre o futuro dos veículos elétricos.

O Grupo Toyota alcançou a marca de 11.233.039 veículos vendidos no mundo inteiro em 2023, registrando um aumento de 7,2% em relação ao ano anterior. A marca Toyota emplacou 9.483.137 unidades, superando até mesmo o Grupo VW, que ocupa a segunda posição no ranking global.

Em sua quinta geração, Prius está muito mais potente e tecnológico para se manter relevante
Em sua quinta geração, Prius está muito mais potente e tecnológico para se manter relevante (Divulgação/Toyota)

A divisão de luxo da Toyota, a Lexus, também teve um desempenho impressionante, com 824.258 automóveis vendidos, representando um aumento de 132%.

Continua após a publicidade

Se forem consideradas as vendas da Toyota e de todas as suas subsidiárias, apenas 0,92% das vendas correspondem a carros elétricos, totalizando 104.018 unidades. E isso, por si só, representa um crescimento expressivo: 352,2% em comparação a 2022, marcando o melhor ano para os carros elétricos da Toyota até o momento.

Compartilhe essa matéria via:

Embora a Toyota tenha mantido sua liderança global, é interessante notar que o Grupo Volkswagen vendeu cerca de 770.000 carros elétricos em 2023, representando 8,3% do total. Isso destaca a necessidade de a Toyota acompanhar de perto a evolução da tecnologia elétrica, especialmente diante das observações céticas do presidente Akio Toyoda, que prevê uma participação de mercado para carros elétricos de apenas 30%.

Continua após a publicidade
Toyota liderou vendas globais em 2023 com menos de 1% de carros elétricos
Corolla Cross (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A distribuição de tecnologias alternativas nas vendas da Toyota em 2023 mostra que os veículos híbridos lideram com 3.420.004 unidades, seguidos por veículos híbridos plug-in (124.755), veículos elétricos (104.018), veículos microhíbridos (26.859) e veículos com célula de combustível (3.921).

Observando as vendas globais da Toyota fora do mercado japonês, a empresa revela um domínio global, com 8.928.230 veículos vendidos em 2023, um aumento de 4,1%. Os Estados Unidos se destacam como o principal mercado internacional, respondendo por 29% desse total.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.