Em carros voltados para o off-road, como Ford Bronco ou Jeep Wrangler, é comum vermos a opção de remover o teto para a realização de uma trilha. Os Toyota Land Cruiser e 4Runner costumavam oferecer essa possibilidade também, mas nas últimas gerações este opcional ficou de fora.
No entanto, durante o SEMA 2024, que ocorreu na última semana em Las Vegas (EUA), a Toyota decidiu explorar algumas novas versões sem capota dos seus dois SUVs off-road.
O primeiro foi um conceito do 4Runner chamado de TRD Surf, projetada para surfistas. Porém, o maior destaque fica para a variante do Land Cruiser batizada como ROX.
O significado de ROX é “Recreation Open eXperience”. O objetivo da Toyota com este nome é mostrar que o carro pode realizar passeios por safári, trilhas off-road e até acampamento em família.
O projeto foi desenvolvido pelo estúdio de design da Toyota de Ann Arbor, em Michigan. Segundo a empresa, mais de 50% do veículo precisou ser redesenhado para a criação da conceito ROX.
O grande objetivo deste projeto era desenvolver uma carroceria funcional e que pudesse ser reproduzido para um modelo de produção.
Falando diretamente do carro agora, a estrutura original que envolve os passageiros do Land Cruiser foi mantida. Mas, claro, sem o teto que foi substituído por uma capota deslizante. As janelas laterais também foram removidas, assim como a seção inferior da porta, para dar maior sensação de ar livre.
Como homenagem aos primeiros Toyota Land Cruiser de capota aberta, usaram a cor chamada de Sprint Green na carroceria.
A cabine foi revestida de matérias que aguentem o tranco de um circuito off-road. Aliás, muitas das peças personalizadas foram impressas em 3D. Outras atualizações incluem: rodas de 18” usinadas, braços de controle de alumínio forjado, kit de elevação de suspensão e muito mais.
Apesar da divulgação do novo conceito, a Toyota não informou qual motorização o conceito Land Cruiser ROX utiliza. Mas, com certeza o SUV está montado com um grande e potente motor.
O modelo foi apresentado apenas como um conceito, porém sempre há chances de no futuro se tornar um veículo de produção. O que faz muito sentido, neste caso.