Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota já ajusta fábrica no Brasil para produzir Corolla híbrido flex

Fabricante se prepara para iniciar produção da próxima geração do sedã médio para o fim de 2019

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Paulo Campo Grande
Atualizado em 14 dez 2018, 18h22 - Publicado em 14 dez 2018, 17h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota já ajusta fábrica no Brasil para produzir Corolla híbrido flex
    Nova geração do Corolla será vendida no Brasil em 2019 (Divulgação/Toyota)

    O novo Toyota Corolla estreia no Brasil no final de 2019, mas os ensaios da montagem já começaram na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP).

    Segundo uma fonte, a empresa está fazendo as adequações necessárias nos finais de semana. A unidade do interior paulista é a que vai montar o modelo. Já a de Sorocaba (SP), que vai produzir os motores, por enquanto segue sua rotina sem alteração.

    Lembrando que na última quinta-feira o fabricante japonês confirmou o lançamento de seu motor híbrido flex justamente no último trimestre de 2019.

    Basta ligar os pontos para entender que a tecnologia certamente estará na nova geração do sedã médio a ser produzido no Brasil. Resta confirmar apenas se o propulsor será nacionalizado ou se, por enquanto, virá importado do Japão.

    toyota_corolla_xse_26_050602d606640464
    Um aplique no para-choque simula um extrator de ar (Divulgação/Toyota)

    Voltando a falar do novo Corolla: a 12ª geração do modelo na carroceria três-volumes foi apresentada em novembro.

    Continua após a publicidade

    Ele agora é baseado na nova plataforma modular TNGA, que também serve de base para o Prius (outro que deve virar híbrido flex por aqui) e o SUV C-HR, este distante de nosso mercado.

    Com isso, foi possível alterar as medidas do modelo visando a algo pouco comum para o Corolla: esportividade. Apesar de os 2,70 m de entre-eixos terem sido mantidos, a nova geração tem 10 mm a mais no comprimento, 5 mm extras na largura e ficou 45 mm mais baixa.

    Toyota Corolla
    O interior é similar ao do hatch; Freio de estacionamento varia de acordo com o mercado (Divulgação/Toyota)

    Uma boa surpresa para os entusiastas é a adoção da suspensão traseira independente, mais eficiente que o eixo de torção usado pelo modelo atual. A ver se a solução será adotada também pela derivação brasileira.

    O pacote é completado por um inédito 2.0 aspirado de 171 cv e sistema de injeção direta e indireta, como no Audi TT. No Brasil, será flex. Faltou só o turbo. 

    Por sinal, os testes com o novo motor no Brasil começaram meses antes do sedã ser apresentado, ainda com a versão hatch, que foi mostrada em março.

    O novo motor será combinado ao câmbio CVT de sete marchas virtuais nas versões de entrada. Já o inédito 1.8 híbrido bicombustível tem valores de potência e torque ainda desconhecidos com as adaptações para queimar etanol.

    toyota_corolla_xse_47_01f701c909a2068a
    O Corolla manteve o entre-eixos e um pouco das linhas das janelas laterais (Divulgação/Toyota)

    Entre os equipamentos que podem aparecer por aqui estão os faróis totalmente em leds e o controlador de velocidade adaptativo, possivelmente restritos à versão topo de linha.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.