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Toyota inicia teste dos seus novos e revolucionários motores a combustão

De acordo com a montadora, os novos motores 1.5 e 2.0 a gasolina vão “mudar as regras do jogo” aumentando a vida útil dos carros a combustão

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 17 jul 2024, 14h20 - Publicado em 17 jul 2024, 14h19
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  • A Toyota vem trabalhando em uma nova linha de motores a combustão que promete “mudar as regras do jogo”, nas palavras de Hiroki Nakajima, o diretor de tecnologia da montadora. A ideia por trás do projeto é manter esse tipo de tecnologia viva e torná-la mais eficiente e ecologicamente correta, visto que as leis de emissões ficarão cada vez mais rigorosas.

    Serão três novos motores ao todo: 1.5 aspirado, 1.5 turbo e 2.0 turbo. A intenção é que eles substituam os propulsores usados atualmente pela Toyota em todo mundo. Mas o que eles trazem de tão especial?

    A primeira vantagem apontada pela Toyota é que eles são de 10% a 20% menores que os motores atuais. O tamanho ajuda na redução de peso, mas também permite que os carros tenham uma linha de capô mais baixa, o que melhora a aerodinâmica e, consequentemente, a economia de combustível.

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    Motor Toyota
    (Divulgação/Toyota)

    A ideia é que eles comecem a equipar os carros a partir de 2027, mas os testes já começaram. Um vídeo divulgado no canal da Toyota Times, é possível ouvir e ver como um carro — camuflado até com ajuda da edição de vídeo — se comporta com o novo motor.

    Outro detalhe técnico que diferencia a nova família de motores a gasolina dos atuais é o curso do pistão mais curto. Essa foi a principal consequência de reduzir seu tamanho, o que gera uma perda de torque. Porém, a ideia é que eles sejam usados em sistemas híbridos, e o motor elétrico compensaria a falta de força.

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    Mas a principal característica que fará deles mais eficientes é a sua eficiência térmica. Ou seja, mais energia será convertida em movimento e menos será perdida como calor.

    A Toyota não deu valores exatos ainda, mas seus motores a gasolina atuais trabalham com uma taxa de eficiência térmica de 40%, algo comum para os motores a gasolina. Ao aumentar esse número, os propulsores ficariam próximos do que é alcançado nos movidos a diesel.

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    O aprendizado para alcançar melhorar a eficiência veio dos motores a hidrogênio. Como sabemos, a Toyota investe muito nessa tecnologia, não só com o Mirai, mas também testando-a em outros modelos, como Hilux e até em um GR Yaris de corrida.

    Ao trabalhar com motores a combustão de hidrogênio, os engenheiros da montadora puderam aprender mais sobre o seu gerenciamento térmico e aplicá-lo nos motores a gasolina.

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    Compartilhamento de tecnologias com Mazda e Subaru.

    O lançamento dos novos motores faz parte de um projeto em conjunto com a Mazda e Subaru, que apesar de rivais, têm a Toyota como uma de suas acionistas. A ideia é que cada uma apresente a sua versão de motor a combustão para os novos tempos, cujas tecnologias seriam compartilhadas para projetos futuros.

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    Motor rotativo “onívoro” da Mazda também ficará em uma posição mais baixa, assim como os da Toyota (Divulgação/Toyota)
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    Como era de se esperar, a Mazda está desenvolvendo um motor rotativo “onívoro”, pela sua capacidade de queimar diversos tipos de combustível, como gasolina, etanol, combustível cinético (e-fuel), hidrogênio e até um biocombustível feito de algas. Assim como o projeto da Toyota, o Wankel também será compatível com sistemas híbridos.

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    Motor e-Boxer da Subaru (Divulgação/Subaru)

    A Subaru também “jogou em casa” e optou por desenvolver um novo motor boxer híbrido. Chamado de e-Boxer, ele trabalha em série-paralelo, ou seja, o quatro cilindros atua como um gerador de energia para carregar a bateria e também pode tracionar diretamente o carro, variando de acordo com a situação.

    Os motores da Mazda e Toyota ainda não tem uma data definida para chegarem ao mercado. Por outro lado, a Subaru está mais adiantada e pretende colocar o e-Boxer em produção em setembro, na sua nova fábrica em Kitamoto, no Japão.

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