Toyota Hilux GR-Sport 2023 muda de novo e chega ao Brasil por R$ 367.390
Após menos de um ano, versão esportiva da Hilux muda visual, tem bitolas maiores, nova suspensão e ganha freios a disco na traseira
Picapes esportivas de verdade não são comuns no Brasil, mas a Toyota Hilux GR-Sport explora bem esse nicho e tem mudanças para a linha 2023. Renovada, chega às concessionárias brasileiras em abril por R$ 367.390.
Sim, faz um ano que a Toyota Hilux GR-Sport foi atualizada pela última vez, quando ganhou o motor 2.8 turbodiesel com turbo de geometria variável e intercooler, elevando seus números para 224 cv (ganho de 20 cv) e 55 kgfm. Esse conjunto está mantido, assim como o câmbio automático de seis marchas e a tração 4×4.
O comportamento dinâmico da caminhonete, porém, deve melhorar graças ao aumento das bitolas: no eixo dianteiro, a Hilux GR-S está 14,4 cm mais larga. Atrás, o alargamento é ainda mais surpreendente, de 15,5 cm. Tais mudanças são importantes para amenizar a estabilidade e a rolagem da caminhonete, volta e meia alvo de críticas.
Como o vão livre aumentou 2 cm (chegando a 30,6 cm), tal alteração se tornou ainda mais vital. Tudo isso fez com que a geometria de suspensão da Hilux também fosse alterada. A picape usa amortecedores monotubo com maior diâmetro de pistão e capacidade de amortecimento, além de molas exclusivas.
A picape esportiva também passa a ter freios a disco nas rodas traseiras, que a Toyota diz aumentar a segurança e o desempenho das frenagens nas condições mais adversas.
Visual também muda
Desenvolvida por engenheiros da Toyota na América do Sul, a Toyota Hilux GR-Sport 2023 tem dianteira renovada. Ainda que o formato da grade se mantenha, há novas barras em preto que se sobrepõem à grelha, inclusive tendo a fabricante reposicionado seu logotipo e os sensores de proximidade do piloto automático adaptativo, que é de série.
A sensação de tamanho da picape média é favorecida pelos novos para-lamas, bem salientes. Ainda mais notável é o para-choque dianteiro, completamente novo. Mas a retirada dos adesivos coloridos do modelo antigo ajudou a não deixar o visual pesado.
Também há novas rodas e, atrás, a Hilux esportiva trocou um santantônio tradicional por espécie de aerofólio. Na cabine, ainda tem central multimídia com tela sensível ao toque de 9”, com Android Auto e Apple CarPlay e seis alto-falantes JBL.