Após ser apresentada no Japão, Tailândia e Europa, a Toyota Hilux GR-S chega finalmente ao Brasil. A picape média ainda vem muito bem acompanhada do Corolla Cross GR-Sport, que terá no Brasil seu segundo mercado, após a pequena Taiwan.
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A terceira geração da Hilux esportiva é fabricada em Zárate, na Argentina. Já o SUV esportivado é produzido em solo brasileiro, mais especificamente na cidade paulista de Sorocaba.
A nova Hilux GR-S vem equipada com um motor diesel 2.8 de 4 cilindros em linha, 224 cv, turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD), acoplado a uma caixa automática de seis velocidades. Com isso, a picape, nesta versão GR-S, ganhou 20 cv de potência em relação às demais versões do portfólio. A Hilux esportiva apresenta ainda melhorias na suspensão, proporcionando melhor comportamento dinâmico.
A versão GR-Sport do Corolla Cross segue com mesmo motor das demais versões, conforme adiantado por QUATRO RODAS: o 2.0L Dual VVT-iE1 16V Flex de 177 cv. Mas, segundo a marca, o desempenho é mais dinâmico, pois traz uma nova configuração da suspensão McPherson, elevando o grau de direção esportiva.
A Toyota vem desenrolando uma estratégia ousada para fortalecer sua divisão esportiva no Brasil, a Gazoo Racing, e esses dois modelos são importantes para combinar esportividade com a tradição da marca japonesa.
Design da Hilux GR-S
Na parte estética, a nova Hilux GR-S apresenta uma grade com o logotipo “Toyota” e complementada pelo emblema “GR” e ela ganha ainda mais destaque com o capô pintado em preto.
Os detalhes laterais distintos do estilo Gazoo Racing estão concentrados na área inferior das portas, deixando a superfície livre nas laterais. Desta forma, o modelo se caracteriza por apresentar uma imagem limpa, sem perder o ímpeto esportivo. Os para-lamas alargados na cor preta, maçanetas, retrovisores e barra contrastam com as cores da carroceria. As rodas de liga leve de 17” tem desenho exclusivo, com pneus 265/60 R17” All-Terrain.
Estilo do Corolla Cross GR-Sport
Os para-choques dianteiro e traseiro do SUV assumem o estilo exclusivo da linha GR, além das rodas de liga leve de 18” com novo desenho de contorno preto.
A carroceria ganha spoiler traseiro característico, pintura exterior bicolor em branco-pérola e teto, colunas e retrovisores em preto metálico. Nas portas, detalhe para as listras adesivadas em cores brancas, pretas ou vermelhas – opção de acordo com a cor do veículo.
O Corolla Cross GR-Sport é identificado, ainda, pelos emblemas GR na tampa do porta-malas e na lateral.
Interior
Os bancos dianteiros da picape combinam couro natural e ecológico e Suede perfurado, com costura vermelha.
A atmosfera interior completa-se com os forros e colunas em preto e destaque aos elementos distintivos da marca, como o botão de ignição, a chave, a placa de identificação com o número da unidade. O apoio de cabeça dos bancos, pedaleira de alumínio e tapetes são itens exclusivos.
Já o Corolla Cross tem bancos de couro com costuras em vermelho e emblema “GR” estampado no apoio de cabeça. Há também uma placa de identificação alocada no console central, com o número da unidade.
Equipamentos
Ambos os modelos apresentam um bom pacote de equipamentos. A Hilux oferece como destaque faróis em led com ajuste automático de altura. Os leds também valem para as lanternas traseiras e DRLs. O navegador incorporado ao sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8″ e oito alto-falantes e subwoofer e chave presencial estão presentes e a nova Hilux GR-S é equipada com câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
O Corolla Cross GR-Sport oferece central multimídia com tela de 9” e espelhamento Android Auto ou Apple CarPlay. Já o quadro de instrumentos tem tela TFT de 7” polegadas.
Tanto a picape quanto o SUV são bem equipados por tecnologias de auxílio a condução. Entre eles sistema de pré-colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa e controle de cruzeiro adaptativo, além do sistema de alerta de ponto cego e assistência de permanência de faixa com função de alerta de mudança de faixa (LDA).
Preço
Os modelos começam a ser vendidos a partir de hoje (23) em toda rede de concessionárias. O preço sugerido da Hilux GR-S é de R$ 348.790 — R$ 28.700 mais cara que a versão topo de linha da Hilux, a SRX 4×4.
Já o Corolla Cross GR-Sport parte de R$ 188.490, portanto R$ 18.240 a mais que o modelo convencional topo de linha. Lembrando que no caso do SUV há apenas mudanças estéticas e uma nova calibração na suspensão.
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