Toyota GR Yaris vira esportivo que queima hidrogênio em vez de gasolina
Hatch esportivo teve seu motor adaptado para queimar combustível menos poluente que a gasolina
![Toyota GR Yaris frontal](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Toyota-Yaris-1-e1638469901967.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Quando se fala em carros sustentáveis, a primeira coisa que à cabeça são carros elétricos. Mas há fabricantes que defendem ativamente outras tecnologias capazes de impulsionar veículos gerando o mínimo de poluição possível. Entre as alternativas, está o hidrogênio, ainda pouco utilizado.
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A forma mais comum de vermos o hidrogênio na indústria automotiva é nas células de combustível. Nesse caso, o hidrogênio reage com o oxigênio para produzir energia elétrica, utilizada para abastecer uma bateria e/ou alimentar um motor elétrico. A Toyota é uma das mais conhecidas por desenvolver essa tecnologia, principalmente com o Mirai.
Agora, porém, a montadora japonesa quer utilizar o combustível de uma forma mais convencional. Eles pegaram GR Yaris, versão esportiva do hatchback, e adaptaram o seu motor 1.6 turbo de três cilindros para queimar hidrogênio em vez de gasolina.
![yaris 3 Toyota GR Yaris lateral](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/yaris-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O protótipo recebeu o nome de GR Yaris H2 e, segundo a Toyota, une o útil ao agradável. A marca afirma que a combustão do hidrogênio tem “quase nenhuma emissão de CO2” e, devido a sua taxa de queima mais rápida que a da gasolina, garante uma “boa responsividade”. Além de manter todas as características clássicas que fazem os olhos dos mais puristas brilharem, como o ronco do motor.
![Toyota yaris 2 Toyota GR Yaris traseira](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Toyota-yaris-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“A combustão de hidrogênio tem o potencial adicional de transmitir uma experiência divertida de dirigir com as sensações acústicas e sensoriais que caracterizam os motores de combustão interna.”, explica a Toyota.
![yaris 4 Toyota GR Yaris de cima](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/yaris-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Antes mesmo de chegar ao GR Yaris, o motor já vem sendo testado desde maio no circuito automobilístico japonês. A Rookie Team, um braço da Toyota Gazoo Racing, aceitou o desafio de competir com um Corolla Sport experimental movido a hidrogênio, na série de corridas de resistência Super Taikyu.
Com isso, já podemos ter uma noção que o motor dá conta do serviço. A versão a gasolina do trem-de-força gera no GR Yaris 261 cv e 36,7 kgfm. Resta a saber quanto dessa força e dessa potência sobra quando o motor queima hidrogênio, já que a Toyota não deu números de desempenho, emissão e consumo.
![001 Corolla movido a hidrogenio](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/001.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
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