Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Toyota GR Corolla, que vem ao Brasil em 2023, ganha versão rali especial

O hatch ganhou carroceria mais larga e novos freios para melhorar o drift no off-road, mas ainda não sabemos se ele irá disputar algum campeonato no futuro

Por João Vitor Ferreira
3 nov 2022, 18h13
Toyota GR Corolla Rally Concept
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

O Toyota GR Corolla ainda nem chegou ao Brasil e já está ganhando versões especiais. Tudo bem que trata-se de um conceito, mas a Rally Concept conseguiu deixar o hot hatch ainda mais impressionante.

Todo seu visual foi baseado no atual representante da Toyota nos ralis, o GR Yaris, e traz um kit de carroceria bem largo e esportivo, junto das cores vermelho, preto e branco, que representam a Gazoo Racing.

Toyota GR Corolla Rally Concept
(Divulgação/Toyota)

Ao todo, o GR Corolla de rali está 22,35 cm mais largo que o modelo padrão. Isso, graças ao novo para-lamas, bem maior e com aberturas usadas para gerar mais downforce quando o carro atinge velocidade máxima. O conceito também traz novas saias laterais de carbono e molduras da caixa de roda de aço para dar mais esportividade.

Continua após a publicidade
Toyota GR Corolla Rally Concept traseira
(Divulgação/Toyota)
traseira Toyota GR Corolla Rally Concept
(Divulgação/Toyota)

Outro destaque é a grande asa traseira em fibra de carbono, também responsável por melhorar a aerodinâmica do hatch, assim como o divisor dianteiro. As janelas traseiras receberam novas aberturas, que canalizam ar frio aos ao sistema de arrefecimento de óleo e transmissão.

Continua após a publicidade
Toyota GR Corolla Rally Concept lateral
(Divulgação/Toyota)

Sob capô quase não houveram mudanças. Assim, o GR Corolla Rally Concept mantém o motor 1.6 turbo de três cilindros, que gera 304 cv e 37,7 kgfm, com transmissão manual de seis velocidades. Porém, o compacto recebeu novo sistema de escape MagnaFlow e um filtro de ar de alto fluxo da Gazoo Racing.

Toyota GR Corolla Rally Concept
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Para se adequar aos ralis, a divisão de desempenho também melhorou o sistema de freios, adicionando um conjunto de pinças nas rodas traseiras e freios Wilwood de controle individual, para melhorar o drift em terrenos como o cascalho.

Toyota GR Corolla Rally Concept interior
(Divulgação/Toyota)

A suspensão também recebeu melhorias, ganhando amortecedores coil-over TEIN Gravel Rally totalmente ajustáveis. O escapamento tem novo estilo e ao invés de três saídas — duas redondas nas extremidades e uma mais retangular no meio — agora tem quatro, sendo duas centralizadas e duas nas pontas.

Continua após a publicidade
Toyota GR Corolla Rally Concept
(Divulgação/Toyota)

Por dentro o carro também se adequou para uma disputa de rali, mesmo mantendo o banco traseiro. Os assentos da frente são de corrida OMP Racing e toda a cabine está protegida por uma gaiola e sistema de extintores de incêndio. Atrás há um estepe e um macaco estrategicamente posicionados para caso algum incidente aconteça durante a prova.

Toyota GR Corolla Rally Concept
(Divulgação/Toyota)

O GR Corolla Rally Concept foi construído especialmente para a SEMA, o salão de carros tunados que ocorre até o dia 10 de novembro, em Las Vegas, nos EUA. Não é certo se o modelo irá participar de algum campeonato oficial pela equipe Gazoo Racing, como fez o seu ‘pai’ Corolla WRC na década de 1990.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.