Toyota GR Corolla 2024 estreia no Japão com nova cor e novos… parafusos
Embora as novidades não pareçam empolgantes, os novos parafusos e novo duto de ar devem melhorar a condução do esportivo
Não faz muito tempo que o Toyota GR Corolla desembarcou no Brasil. O hot hatch chegou em terras tupiniquins em julho, mas no seu país natal, o Japão, o esportivo já está à venda desde o início do ano. Por isso, a montadora já anuncia a versão 2024.
As novidades não são muitas, mas prometem melhorar a condução do carro. Não há alterações no conjunto mecânico, que permanece com o três cilindros 1.6 turbo de 305 cv e 37,72 kgfm. A transmissão, como em um bom esportivo raiz, ainda é manual com seis marchas e a força é transmitida às rodas por meio do sistema de tração integral GR-Four AWD com diferenciais de deslizamento limitado dianteiro e traseiro.
Na questão estética, o GR Corolla ganha a nova cor ciano metálica para carroceria, que se junta à branca, cinza, preta e vermelha disponíveis no mercado japonês. Ela será exclusivamente combinada com o acabamento interno em preto com costuras azuis.
O que realmente promete melhorar o Corolla é a adição de novos parafusos. Na suspensão dianteira, direção e caixa de câmbio eles ganharam uma flange nervurada, enquanto na suspensão traseira eles têm uma cabeça mais larga. Segundo a Toyota, essa mudança melhora a resposta, estabilidade e direção.
A montadora também fez uma pequena mudança no duto de ar dianteiro — aquele na extremidade do para-choque. Eles foram reformulados para melhorar o fluxo de ar que vai para as rodas, reduzindo o arrasto e aprimorando a estabilidade da direção e a manobrabilidade, como descreveu a Toyota.
Assim como em seu lançamento, o GR Corolla 2024 será limitado em apenas 550 unidades no Japão, que custarão a partir de 5.250.000 ienes, aproximadamente R$ 174.400.
14 fábricas paradas
O número limitado deve-se à falta de semicondutores, por isso, a Toyota vai repetir o processo de compra do modelo 2023, sorteando quem serão os compradores. Os interessados poderão se cadastrar até 11 de setembro e mais unidades podem ser produzidas no futuro, se a escassez de componentes diminuir.
A escassez de semicondutores, provavelmente, está ligada a uma falha no sistema, que impede a encomenda de novas peças. A causa do problema ainda não foi identificada e já obrigou a montadora a fechar todas as suas 14 fábricas em solo japonês.
De acordo com a Reuters, somente as plantas do Japão são responsáveis por um terço da produção mundial de veículos da Toyota e produziram, em média, 13.500 carros por dia no primeiro semestre. A suspeita de um ciberataque já foi descartada e a paralisação vai durar por tempo indeterminado.