Em mais uma ‘dança de cadeiras’ na indústria automotiva do Brasil, a Toyota anunciou que deixará de vender o Etios em nosso mercado. A partir de agora, afirmou, o modelo seguirá sendo produzido em sua fábrica de Sorocaba (SP), mas apenas para exportação.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90
De acordo com a nota oficial divulgada nesta terça-feira (2), a decisão foi tomada a fim de liberar espaço para um novo modelo que será fabricado no interior paulista. Ainda que a Toyota não tenha dado detalhes, trata-se do Corolla Cross – SUV derivado diretamente do que lhe empresta o nome – que tem lançamento marcado para 11 de março.
SUV médio com pedigree em seu nome, o novo Corolla vem gerando boas expectativas e já há até espécie de “pré-pré-venda” para adquiri-lo, motivando a empresa a reorganizar sua capacidade produtiva.
“Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, explicou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Até então, o Etios era vendido em versões hatch e sedã com motor 1.5 de 107 cv e câmbio manual ou automático. Cotado a partir de R$ 65.490, o Etios 1.5 X-Plus Manual era o modelo de entrada da Toyota em nosso mercado, cedendo o posto ao Yaris Sedã 1.5 XL Live, de R$ 69.990.
Entre janeiro e fevereiro, foram comercializadas cerca de 580 unidades do Etios hatch e pouco mais de 460 unidades do Etios Sedã, deixando a linha entre o 66º e 72º lugar dos modelos mais populares do Brasil. Desde 2013, entretanto, mais de 180 mil unidades do compacto foram destinadas a países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.
A fim de tranquilizar os proprietários, a Toyota garantiu que os serviços de garantia e revisões periódicas da família serão mantidos normalmente, por meio da sua rede nacional de concessionárias.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.