O Toyota Crown Crossover diferencia-se da versão sedã apenas com maior vão livre em relação ao solo e molduras plásticas na carroceria. Isso, porém, parece não ter sido o suficiente para a marca, que mostrou agora a edição especial Landscape. Exclusiva para o Japão e com produção limitada, a série deixa o modelo mais off-road que muito SUV – como o “irmão” mais simples, Corolla Cross.
Inspirado no conceito Crown Outdoor, apresentado em 2023, o modelo – que mistura linhas de sedã e cupê – incorpora um espírito aventureiro não apenas, mas principalmente no visual. Ele passa a ter alargadores com fixação aparente nos para-lamas, para-barros e acessórios como rack de teto com cestos para aumentar a capacidade de bagagens.
Os conjuntos de pneus e rodas também são exclusivos, com rodas de 18 polegadas de aparência robusta (com direito a pontos nas extremidades que simulam beadlocks) e pneus todo-terreno 245/60. A suspensão, que já é mais alta no Crossover, é elevada em mais 2,5 cm na edição Landscape.
As modificações no interior, por outro lado, são bem mais discretas. Ele mantém um visual escurecido, com acabamentos predominantemente pretos, mas com detalhes em dourado – mesma cor utilizada no nome “Landscape” gravado no painel à frente do passageiro.
Quem segue intocada é a mecânica, que combina um motor 2.5 a gasolina a outros dois elétricos. Juntos, eles rendem 272 cv. O câmbio é automático de seis marchas e a tração é integral, o que compõe um bom conjunto para o modelo junto às demais modificações.
No Japão, o Crown Crossover Landscape partirá de 6.850.000 Ienes, ou seja, algo perto dos R$ 230.000 em conversão direta. O rack de teto, opcional, sai por 44.990 Ienes, aproximadamente R$ 1.500, também em conversão direta.